Esportes
Conheça o Projeto Nadando Pelos Cartões Postais
A natação em águas abertas é uma das modalidades esportivas que mais se desenvolve no mundo. Inclusa nos Jogos Olímpicos desde 2008, as maratonas aquáticas vêm se difundindo bastante no Brasil e especialmente no Rio Grande do Sul.
Além dos benefícios para a saúde e no desempenho físico, a prática de natação em águas abertas permite uma total integração do atleta com a natureza.
O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais nasceu da paixão do nadador Master Francismar Siviero pela natação em águas abertas. Praticante de natação e competidor Master há muitos anos, por clubes como Caixeiros Viajantes, Grêmio Náutico Gaúcho e Grêmio Náutico União, o Projeto reflete o seu amor pelo esporte aquático e pelo meio ambiente.
Assim, junto com sua esposa, Soraya Siviero, redatora de notícias do Portal Francisswim.com.br, começaram a viajar juntos, conhecendo novos lugares e culturas. Francismar participou de maratonas aquáticas na Itália, na Travessia do Lago Maggiore; em Portugal, do Swim Challenge Cascais e do Campeonato Nacional em Portimão; no Uruguai, do Campeonato Sul Americano Master em Punta del Este e na França nadou em Nice.
Em 2019, após participarem de um evento de natação em águas abertas em Portugal, o casal resolveu usar suas experiências para pesquisar e nadar percursos novos no Rio Grande do Sul afora, com o objetivo de difundir o esporte, reforçando a importância da preservação do meio ambiente e incentivando o turismo de esportes de natureza. A experiência foi nomeada como “Projeto Nadando Pelos Cartões Postais”.
No Rio Grande do Sul o Projeto Nadando Pelos Cartões Postais organizou nadadas em Torres, Tramandaí, Imbé, Osório, Viamão, São Francisco de Paula, Estrela, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Palmares e Guaíba.
Em Porto Alegre foram criados alguns Desafios sem que a competição fosse o principal objetivo: O #LIMPEOLAGOGUAÍBA, DESAFIO SICREDI 250 ANOS de POA, FUGA DA ILHA DO PRESÍDIO, Desafio da Praia das Garças e o DESAFIO NOTURNO DA ILHA DAS PEDRAS.
O Projeto também apoiou a Marinha do Brasil na Rústica Natatória dos 200 Anos de Independência e a Maratona Indoor no Parque Aquático da PUC-RS.
A repercussão tem sido sempre muito positiva. O estado do Rio Grande do Sul tem rios e lagos deslumbrantes, de grande relevância turística, atraindo cada dia mais participantes.
O projeto Nadando Pelos Cartões Postais tem como objetivo promover atividades esportivas amadoras e beneficentes, divulgando as águas abertas no Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, chamar atenção para a necessidade de preservar as praias e as águas de cada localidade. Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br
Mais lidas
-
1MERCADO IMOBILIÁRIO
Com o metro quadrado mais caro do Nordeste, Maceió será palco de imersão para arremate de imóveis
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Julio Cesar não terá apoio de 80% dos vereadores em sua candidatura a deputado estadual; restante dos edis tende também a votar contra
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Orçamento milionário para gerenciar a futura Câmara de vereadores está para ser aprovado; mais de R$ 9 milhões em 2025
-
4COMUNICAÇÃO
Cláudio André será premiado como um dos melhores radialistas de 2024 no Oscar do rádio alagoano
-
5CRIME
Feirante é assassinada em hotel de Palmeira e policial militar é apontado como suspeito