Geral

Vigilância Sanitária de Arapiraca apreende mais de 120 quilos de carne imprópria para o consumo

15/08/2022
Vigilância Sanitária de Arapiraca apreende mais de 120 quilos de carne imprópria para o consumo

Durante ação de rotina de fiscalização da Vigilância Sanitária de Arapiraca, mais de 120 quilos de carne imprópria para o consumo foram apreendidas em uma banca de feira no centro da cidade.

De acordo com o coordenador da VISA Municipal, enfermeiro Diego Albuquerque, as peças de carne apresentavam coloração arroxeada e um odor forte de putrefação.

“O trabalho da Vigilância Sanitária é essencial para o combate a possíveis causas de doenças. Durante a fiscalização, foram mais de 120 quilos de carnes de origem bovina que estavam, nitidamente, impróprias para o consumo”, explicou o coordenador.

Apreensão de laticínios

Durante a fiscalização, a Visa também realizou a apreensão de uma grande quantidade de laticínios que, mesmo com prazos de validade vencidos, sendo utilizados na produção de alimentos em uma padaria.

Cuidados ao comprar

Carnes são produtos de altamente perecíveis, sendo assim é muito importante que a população tome cuidados na hora da compra. A Vigilância Sanitária de Arapiraca preparou uma série de dicas para garantir segurança na hora da compra:

Atenção com a aparência – a textura deve ser lisa e a cor avermelhada (no caso da carne bovina). Se tiver qualquer ponto esverdeado, não compre.

Odor – Mercadorias estragadas costumam ter mau cheiro.

Dê preferência a alimentos frescos – Evite alimentos ultra-processados. A utilização de carne estragada, papelão e pedaços de cabeça de porco em salsicha e linguiça, por exemplo, ficam mascarados por conta do nível de processamento e inclusão de conservantes e aromatizantes.

Prefira carne moída em sua presença – escolher a peça e pedir para que o açougueiro moa na hora é muito importante para garantir que a carne comprada esteja de acordo com as suas exigências.

Ligue para a Vigilância Sanitária – Se o consumidor está com receio de consumir ou tem alguma dúvida sobre a procedência ou qualidade do produto que tem em casa, pode ligar para a Vigilância Sanitária para realizar denúncia ou solicitar que a mercadoria seja recolhida para análise.