Geral

Santanna e Alcymar foram atrações da primeira noite do FIPI; Raimundo Fagner é a atração deste domingo (14)

14/08/2022
Santanna e Alcymar foram atrações da primeira noite do FIPI; Raimundo Fagner é a atração deste domingo (14)

A segunda edição do Festival de Inverno de Palmeira dos Índios (FIPI), que acontece dentro da programação dos 133 anos de Emancipação Política da cidade com o tema: “Reescrevendo sua História”, começou neste sábado (13). Grandes nomes da música brasileira se apresentarão até 20 de agosto no Polo Principal do evento, no Estádio Municipal Juca Sampaio, como Alceu Valença, Zé Ramalho, Fagner, João Gomes e Zé Vaqueiro.

Eliezer Setton

Neste sábado, os shows de Eliezer Setton, que presentou a cidade com a música “Eu sou Palmeira dos Indios”, Santanna, o Cantador, e Alcymar Monteiro empolgaram o público que é fã do forró tradicional da região Nordeste. O professor Cosme Rogério abriu a noite com relatos sobre a cidade a cultura local. À tarde, no Polo Borborema, na Praça da Independência, a programação contou com apresentações da Mestra Zenilda, Coletivo Wakona, Reisado da Tabacaria Mestre Gerson, Associação Cultural Baluarte de Capoeira e Maculelê, Junina Prinicesa do Sertão e teatro de rua com o grupo Imbuaça. Neste domingo (14), a festa começa às 18h e fica por conta de Giba Simplício, Auvanildo, Fagner e Limão com Mel.

Este ano, a festa promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece de forma presencial e ao vivo, pelo YouTube da prefeitura, diferente do ano passado que, devido à pandemia da Covid-19, foi realizada apenas virtualmente.

Santana

O cantor e compositor cearense Cícero Pereira de Souza, mais conhecido como Santana, O Cantador, deu um show, com o público, no quesito simpatia. Interagiu, esbanjou sorrisos  sempre atencioso, sem perder o ritmo e nem o tom das músicas. Filho de avó palmeirense, falou da emoção de cantar em Palmeira pela primeira vez. “Nasci em Juazeiro do Norte, mas também tenho raízes em Palmeira. Minha avó paterna é daqui e estou muito feliz e emocionado em cantar na terra da minha família. Palmeira respira e transmite cultura pelos folguedos, coco de roda, Jacinto Silva, de quem sou fã, e tantos artistas que me encantam. Esta é uma cidade linda e abençoada, culturamente”, afirmou Santana, que tem 62 anos e 20 de carreira, reconhecido nacionalmente.

Apos Santana, Alcimar Monteiro encerrou a programação da primeira noite.

O FIPI 2022 também é vitrine para os artistas locais, com o fortalecimento da cultura popular. Serão três polos diferentes, que proporcionarão atrações voltadas para o público da cultura urbana, como o hip-hop, rap e brega funk, e folguedos. Das 22 atrações que farão parte do Festival 8 são palmeirenses. Além de fomentar a economia local, com a circulação de visitantes em bares, restaurantes, lojas, salões de beleza e hotéis, o evento contará com uma novidade: a Bed & Breakfast, que em português significa Cama Café, ou Hospedagem Familiar.

No local onde o Polo Principal ficará instalado tem praça de alimentação, bares, banheiros, vendedores ambulantes padronizados e todo um esquema de segurança durante os dias de festa, inclusive com detectores de metal, videomonitoramento, ambulância e atendimento médico.