Geral

Prefeitura inicia ações do Agosto Dourado na UBS Osvaldo Brandão Vilela

01/08/2022
Prefeitura inicia ações do Agosto Dourado na UBS Osvaldo Brandão Vilela

Foto: UBS Osvaldo Brandão

A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta segunda-feira (1º), uma programação de ações voltadas ao incentivo da amamentação em alusão à campanha Agosto Dourado que vem com o slogan ‘Fortalecendo a amamentação, apoiando e educando’. O primeiro dia de atividades aconteceu na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, localizada na Ponta da Terra, e contou com palestra educativa sobre a importância do leite humano para a saúde do bebê, além de entrega de brindes para gestantes e puérperas presentes na ação.

A campanha é uma parceria com o Gabinete de Políticas Públicas Para Mulheres de Maceió e tem como principal objetivo alertar toda a sociedade sobre a importância que a rede de apoio exerce no período de amamentação. Como explica a coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Marglene Oliveira.

“Quando pensamos no ato de amamentar, a primeira imagem que vem em nossa mente é a de uma mulher amamentando seu filho, mas queríamos que todos entendessem que a responsabilidade pela amamentação da criança é de todos que rodeiam aquela mãe e aquele bebê. Isso inclui os profissionais de saúde, o pai, os avós, os tios e até mesmo um vizinho. Todos podem ser rede de apoio para aquela mulher que precisa se doar de forma tão intensa ao seu bebê e fazer com que o período da amamentação seja mais leve e tranquilo”, ressaltou.

Marglene Oliveira, coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Criança. Foto: Victor Vercant / Ascom SMS

Marglene Oliveira, coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Criança. Foto: Victor Vercant / Ascom SMS

A nutricionista da UBS Osvaldo Brandão, Renata Moura, falou aos usuários da unidade no primeiro dia da campanha e enfatizou a importância do leite humano exclusivo até os seis meses e de forma continuada até os dois anos ou mais.

“Durante todo o mês de agosto estaremos intensificando nossas conversas com a comunidade sobre o aleitamento materno para que todos entendam que o leite humano é completo e capaz de prevenir inúmeras doenças no bebê. Por isso, devemos ser a favor da amamentação e, mais do que isso, precisamos ser fortalecedores da mulher que está amamentando, pois ela não pode estar só nessa missão e precisa de suporte para que esse momento ocorra da forma mais especial possível”, enfatizou.

Renata Moura, nutricionista da UBS Osvaldo Brandão.  Foto: Victor Vercant / Ascom SMS

Renata Moura, nutricionista da UBS Osvaldo Brandão. Foto: Victor Vercant / Ascom SMS

Ariana Silva foi uma das gestantes que estiveram presentes na ação desta segunda-feira (1º). A usuária afirma estar na sua terceira gestação e diz ser totalmente a favor da amamentação. “Não consegui amamentar minha primeira filha porque sentia muitas dores nos seios e isso me fez desistir. Já na segunda filha eu estava mais informada sobre o assunto e consegui amamentar até seus quatro anos de idade. A saúde das duas sempre foi totalmente diferente: a que não amamentou tinha muitos problemas de saúde, enquanto que a outra mal sabe o que é adoecer até hoje. Isso eu atribuo à amamentação e, por isso, quero amamentar minha terceira filha pelo tempo que ela quiser”, disse.

Ariana Silva é a favor da amamentação. Foto: Victor Vercant

Ariana Silva é a favor da amamentação. Foto: Victor Vercant

A sensibilização sobre a temática também será levada às ruas pelos profissionais de saúde. Durante a parada obrigatória do sinal de trânsito, uma equipe técnica fará a abordagem de motoristas e pedestres em quatro pontos da cidade, através de faixas e distribuição de material educativo. As chamadas “Blitz da Amamentação” acontecem no dia 04 de agosto nos semáforos do Shopping Pátio e Terminal de Ônibus do Benedito Bentes, na lateral da Casa Vieira (Farol), em frente à Super Pizza (Ponta Verde) e no Centro de Maceió.

A partir do dia 5, haverá a exposição de fotos “Ato de amor e vida”, que busca trazer a conscientização do processo de amamentação. A exibição estará disponível no Shopping Pátio (Benedito Bentes), Maceió Shopping (Mangabeiras) e Parque Shopping (Cruz das Almas) até o dia 31 de agosto.

Para fortalecer ainda mais a temática da amamentação na cidade, a Prefeitura de Maceió vai inaugurar um posto de coleta de leite humano na Unidade de Referência em Saúde Hamilton Falcão, situada no Benedito Bentes. O equipamento é um estímulo ao aleitamento materno, além de ser um meio de promover a redução da mortalidade infantil.

Ainda como parte da programação, a Saúde de Maceió, em parceria com o Gabinete da Mulher e a Maternidade Escola Santa Mônica, promoverá o ‘I Simpósio Municipal em Aleitamento Materno: Educando e Apoiando’.

Para encerrar o mês de atividades, as mulheres maceioenses serão beneficiadas com mais uma edição do ‘Empodera Mulher na Comunidade’, na Orla Lagunar do Vergel do Lago. A ação, realizada pelo Gabinete da Mulher, leva serviços de embelezamento, palestras sobre o empoderamento feminino, e ações voltadas à saúde, bem-estar e assistência social.

Agosto Dourado institucionalizado

A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, assinou no ano passado decreto que institui o Agosto Dourado na capital. Sendo um marco nas políticas públicas para as mulheres, o objetivo da iniciativa é promover programas e ações voltadas à garantia e direito das mulheres lactantes e crianças no município.

Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes.

Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes.

“Os benefícios do aleitamento materno são diversos, tanto para a criança quanto para a mãe. Entendemos a importância de focarmos na Campanha de incentivo, uma vez que o leite materno é o alimento mais completo e deve ser incentivado exclusivamente até o sexto mês de vida e continuado até 2 anos ou mais. A mãe também é beneficiada com a prática, pois, é comprovado cientificamente a diminuição da chance do câncer de mama e ovário”, afirma a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes.