Geral

Há 26 anos morria Jofre Soares, o grande ator palmeirense

19/08/2022
Há 26 anos morria Jofre Soares, o grande ator palmeirense

Jofre Soares em uma cena de seus inúmeros filmes

No dia 19 de agosto de 1996, há 26 anos morria na capital paulista o ator Jofre Soares.

Nascido em Palmeira dos Índios, antes de ser ator, foi oficial da marinha por 25 anos. Quando se aposentou e voltou à terra firme, achou sua vida sem graça e resolveu trabalhar num circo de sua terra. Passou a ser palhaço. E foi aí que o grande cineasta Nelson Pereira dos Santos, então em início de carreira, o viu trabalhando e o convidou para participar de seu filme: “Vidas Secas”, seu trabalho de estreia.

Jofre aceitou, sem nunca imaginar que estava começando ali sua segunda vida, a de ator. Pois Jofre não parou mais de trabalhar em arte e chegou a ser considerado um dos maiores atores brasileiros, não só pela qualidade de suas interpretações, como pela quantidade delas. Ele se transformou então num grande ator cinematográfico, mas fez também teatro e televisão, tendo participado de grandes novelas. Tinha um tipo bem brasileiro, bem nordestino, pele bronzeada, cabelos ligeiramente encaracolados, que, sem ser bonito, tinha um olhar doce e que inspirava confiança.

A vida artística de Jofre Soares começou em 1963, e no decorrer dela, fez 100 filmes, chegando a marca de 3 a 4 por ano. A vida televisiva de Jofre Soares, foi bem menos intensa, mas também foi marcante. Ele iniciou sua carreira na TV Tupi, em 1968, na novela: “Beto Rockfeller” e passeou por todas as grandes emissoras de televisão.

Estava com 77 anos quando faleceu. Teve câncer de intestino e leucemia. Trabalhou até os últimos dias de vida, quando estava preparando a peça teatral “Memórias de um Sargento de Milícias”.