Geral

Desenvolvimento Sustentável realiza ação ambiental na Praça Osório Calheiros Gatto, na Pitanguinha

16/08/2022
Desenvolvimento Sustentável realiza ação ambiental na Praça Osório Calheiros Gatto, na Pitanguinha

Sudes realiza ação sustentável na Praça Osório Calheiros Gatto, no bairro da Pitanguinha. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) esteve no bairro da Pitanguinha, na segunda-feira (15), nas obras da Prefeitura de Maceió para a reforma da Praça Osório Calheiros Gatto, realizando a exposição de brinquedos sustentáveis e educação ambiental para moradores e comerciantes da região visando reforçar cuidados com a área e coibir o descarte irregular.

Brinquedos sustentáveis foram expostos além da educação ambiental: Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Brinquedos sustentáveis foram expostos além da educação ambiental: Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Além de percorrer as ruas do bairro orientando os cidadãos, os servidores da Superintendência e os jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, visitaram o CMEI Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes. Lá, as crianças puderam aprender sobre os malefícios do despejo inadequado de lixo e o que fazer para evitá-lo.

Crianças também receberam educação ambiental. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Crianças também receberam educação ambiental. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Para Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, a participação de crianças nessas ações traz a esperança de um futuro com mais cuidado ao meio ambiente.

“É importante que esses ensinamentos sejam adquiridos desde a infância. Dessa forma, teremos adultos mais conscientes e preocupados em preservar a natureza e cuidar de nossa cidade”, disse.

As obras na Praça Osório Calheiros Gatto se iniciaram em setembro do ano passado e estão em fase final. As intervenções estão orçadas em R$120 mil, oriundos de recursos próprios do Município, que vão ser investidos na construção de quadra de esportes, implantação de playground para as crianças, pintura de bancos, colocação de mesas e bancos para jogos, além da construção de rampas com acessibilidade.

Residentes comemoram obra. Foto: Secom Maceió

Rosimeire Alves de Lima, é moradora da comunidade há 45 anos e contou que a praça vai garantir mais lazer para os moradores. Rosimeire também fez um alerta para que a população preserve o patrimônio.

“Fiz um pedido de limpeza aqui na Praça, porque a maioria dos moradores colocam lixo e vários insetos estavam aparecendo. Agora, a Prefeitura está reformando a Praça, então, faço aqui um pedido para que a comunidade cuide mais do local, que é um espaço de lazer diário para quem vive aqui”, disse.

Pequenos aprendem como cuidar da nova praça. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Kedyna Tavares completa: “As crianças também receberam orientações de como cuidarem dos equipamentos públicos. Não só jogar o lixo no local correto, mas também preservar os brinquedos, a pintura da praça e aproveitarem o essa obra vai trazer de positivo para a região”, destacou a diretora.