Alagoas

Cosems-AL promove Cine Vacina para discutir coberturas no Estado

15/08/2022
Cosems-AL promove Cine Vacina para discutir coberturas no Estado

A queda nas coberturas das vacinas pediátricas vem preocupando as autoridades responsáveis em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 2016 o número de crianças imunizadas vem diminuindo no Brasil, para vacina contra poliomielite. Em 2021 a cobertura de VIP em crianças menores de 1 ano de idade alcançou apenas 69,42%, ou seja, não atingiu a meta preconizada de 95% e em Alagoas, o alcançado foi de 74,78%.
Preocupado com este contexto nacional e local das baixas coberturas, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) promove nesta quinta-feira (18), a partir das 8h30, o Cine Vacina na sala 2 do Cynestem, no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Na oportunidade, representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apresentará a pesquisa nacional sobre cobertura vacinal, seus múltiplos determinantes e as ações de imunização nos territórios municipais brasileiros.
Os dados sinalizam que mais da metade dos municípios brasileiros apresentam risco muito alto de reintrodução do poliovírus selvagem. Com isso, há uma possibilidade real de doenças já erradicadas, como a poliomielite, voltarem ao país, ainda mais pelo surgimento de novos casos em países como a África do Sul e Israel. Essa situação vem colocando em alerta todas as autoridades sobre o risco de ocorrer epidemias de sarampo e poliomielite no país para os próximos anos.
O Cine Vacina tem entre os objetivos reunir esforços para mobilizar e construir estratégias para a ampliação das coberturas vacinais em Alagoas. Para tanto, vai promover um seminário com coordenadores de imunização, secretários municipais de saúde e instituições parceiras, a exemplo do Conasems, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Ministério Público Estadual e o Federal, entre outras.