Geral

China intensifica exercícios militares ao redor de Taiwan

05/08/2022
China intensifica exercícios militares ao redor de Taiwan

A China intensificou nesta sexta-feira, 5, os exercícios militares ao redor de Taiwan. Mísseis foram disparados sobre o território, segundo autoridades de defesa à mídia estatal. Caças, bombardeiros, destróieres e fragatas foram usados para “operações conjuntas de bloqueio”, segundo a agência de notícias oficial Xinhua News. Os exercícios são uma das represálias da China à passagem da líder democrata dos EUA Nancy Pelosi por Taiwan.

Novas versões de mísseis também foram testadas contra alvos no Estreito de Taiwan, atingindo-os “com precisão”, segundo autoridades da China. A imprensa estatal chinesa descreve os exercícios em Taiwan como uma operação de “escala sem precedentes”.

Em Tóquio, última parada deem sua agenda pela Ásia, Nancy Pelosi afirmou que a China não vai conseguir isolar Taiwan. De acordo com a presidente da Câmara dos EUA, Pequim não pode ditar quem pode visitar a ilha. “Eles não estão fazendo a nossa programação de viagem. O governo chinês não está fazendo isso”, disse ela. (Com agências internacionais).

Autor: Redação
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.