Alagoas

Rios transbordam e cidades ribeirinhas estão em alerta máximo

01/07/2022
Rios transbordam e cidades ribeirinhas estão em alerta máximo

Muitos moradores já estão saindo de suas resdências para serem abrigados em locais seguros – Foto: Reprodução | Internet

Durante a noite da quinta-feira (30) e a madrugada desta sexta (01), Alagoas voltou a registrar fortes chuvas em várias regiões do estado. A Defesa Civil estadual emitiu um novo alerta de transbordamento para sete rios. Moradores de municípios do interior já começaram a deixar suas residências e ir para lugares mais seguros.

Correm o risco de transbordar os rios Mundaú, Jacuípe, Manguaba, Camaragibe, Santo Antônio, Santana do Mundau e Paraíba, segundo informações da defesa civil. O Sargento Alder Ferreira disse que ainda não se tem o número total de pessoas que estão desabrigadas por causa dos temporais, mas que somente em Quebrangulo 650 já deixaram suas casas temendo inundações.

Um açude de grande extensão teria ‘’estourado’’ – sangrado e a água acabou caindo direto no Rio Paraíba. O caso, porém, não foi confirmado pela Defesa Civil. “A informação que temos no alerta é referente as chuvas. Esse volume de chuvas que fez com que o nível do rio Paraíba se elevasse. Não foi relacionado a esse açude não”.

Em uma live transmitida na manhã desta sexta (01), o perfil oficial da prefeitura de Quebrangulo informou que o nível do Rio Paraíba subiu mais de três metros e atingiu algumas ruas da cidade.

Avisos meteorológicos foram enviados, uma vez que chove também em cidades de Pernambuco, estado da nascente do rio. Em Paulo Jacinto a população já está em alerta. Dois riachos transbordaram atingindo uma estrada vicinal, impossibilitando a passagem de veículos. Ruas da cidade também ficaram alagadas nesta sexta-feira (01).