Política

Lula: Estado precisa criar oportunidades para que todos possam viver bem

20/07/2022
Lula: Estado precisa criar oportunidades para que todos possam viver bem

Foto: Ricardo Stuckert

Em discurso durante ato público em Serra Talhada, no sertão pernambucano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Estado precisar criar as oportunidades para que todos possam viver bem e mudar de vida. “O que as pessoas precisam é ter oportunidade e quem tem que dar oportunidade é o Estado. É o Estado que tem que garantir que o filho do pobre sente na mesma sala de aula que o filho do rico, tenha a mesma condição de escolaridade. E, obviamente, temos que garantir que as pessoas mais pobres comam bem porque, se a gente não come bem, a gente não vai disputar com um cara que come bem”, disse Lula. Ele citou Paulo Freire: “Ele dizia: a fome é feia e quem come fica mais bonito, quem come fica mais inteligente porque é a comida, a alimentação, a quantidade de proteínas que a gente ingere todo dia é que garante se a gente vai para frente ou não.”

Lula defendeu que o papel de um presidente da República é conhecer as necessidades básicas da população e saber quais as prioridades para investir os recursos que arrecada. Ele lembrou que, quando assumiu o primeiro mandato em 2003, tinha obsessão por investir em educação para dar oportunidade aos mais pobres. “Eu não tive um curso superior, eu queria fazer, então eu queria que o povo pobre tivesse, para que a empregada doméstica pudesse ser doutora, o ajudante de pedreiro pudesse ser médico, advogado, o que quisesse”, disse, repetindo que dinheiro destinado a educação e saúde são investimento, não gasto.

É possível consertar o país
Lula afirmou que, em seus governos, provou que é possível consertar o Brasil com rapidez e disse que volta a ser candidato para, junto com o companheiro de chapa Geraldo Alckmin, trabalhar para melhorar a vida dos brasileiros. O ex-presidente fez referência a 900 casas com construção paralisada em Serra Talhada, esperando definição do Banco do Brasil, e disse que, num eventual novo governo, vai concluí-las.

“Eu digo sempre que o povo quer coisa muito pouca. O povo não pede nada exagerado. Todo mundo que ter emprego decente, todo mundo quer ganhar salário que dê para levar comida para casa, que dê para cuidar de sua família. Todo mundo quer ter uma casinha. Todo mundo quer colocar o filho numa escola de qualidade e todo mundo sonha com o filho na universidade.”

Fotos: Ricardo Stuckert

Assista na íntegra: