Política

Lula: Brasil precisa voltar a crescer, gerar empregos e melhorar a educação e a saúde

12/07/2022
Lula: Brasil precisa voltar a crescer, gerar empregos e melhorar a educação e a saúde

Foto: Ricardo Stuckert

Em ato em Brasília na noite desta terça-feira, 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou as prioridades de um eventual novo governo, com combate à fome, geração de emprego, investimento em educação de qualidade e em saúde, com hospitais de ponta e médicos em pequenas cidades. Lula também destacou a necessidade de atração de investimentos externos, fortalecimento da agricultura familiar, responsável pela produção da maioria do alimento que chega à mesa do brasileiro, e o uso dos bancos púbicos para estimular atividades econômicas e conquistas sociais.

“Esse país tem que voltar a crescer, voltar a gerar emprego, melhorar a qualidade da educação, cuidar da creche à universidade para que as nossas crianças, os nossos adolescentes e os nossos adultos possam estudar. Ter uma boa política internacional, para que a gente receba financiamento de fora para cá. Ter uma agricultura empresarial forte, mas tem que ter uma agricultura familiar forte, porque são eles que produzem 70% do alimento que nós comemos. Esse país tem que ter hospital de ponta, mas esse país tem que ter médico nas cidades de interior que, muitas vezes, uma pessoa morre de dor de barriga porque não tem um médico”, destacou.

Respeito ao meio ambiente

Lula pontuou também que o Brasil precisa voltar a ser generoso, respeitar o meio ambiente e voltar a ter políticas voltadas para a Amazônia e as comunidades indígenas. “Esse país não vai mais derrubar árvore para criar gado, para plantar cana ou plantar soja ou milho. Esse país vai aprender que a questão climática é uma questão muito séria, e que o Brasil tem um potencial extraordinário de repatriar para o país dinheiro por conta do sequestro de carbono. Esse país tem que ter consciência de que a Amazônia é nossa, é um patrimônio do povo brasileiro, mas se a gente não tem capacidade de cuidar porque não tem dinheiro, a gente tem que fazer parcerias com outros países, cientistas do mundo inteiro venham, para que a gente tire proveito da biodiversidade para pagar salário e dar melhor condição de vida para o povo ribeirinho, para o povo que mora na Amazônia.”

O ex-presidente lembrou que as gestões petistas comprovaram que o Brasil tem jeito, falou em retomar e fortalecer relações multilaterais com Mercosul e Brics, por exemplo, e disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai voltar a emprestar dinheiro para o pequeno e médio empresários e empreendedores, assim como o Banco do Brasil vai voltar a emprestar para os agricultores e a Caixa, disponibilizar recursos para aquisição da casa própria.

Assista na íntegra: