Política

Federação aprova chapa Lula-Alckmin para as eleições 2022

21/07/2022
Federação aprova chapa Lula-Alckmin para as eleições 2022

Foto: Ricardo Stuckert

Em convenção nacional na manhã de hoje, 21, a Federação Brasil da Esperança (formada por PT, PCdoB e PV) confirmou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil na eleição de 2022, a chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin como vice-presidente e a formação de uma coligação com PSB, Psol, Rede e Solidariedade, partidos que já fazem parte do Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil.

A reunião foi realizada em um hotel na zona sul de São Paulo (SP). Os dois candidatos, que cumprem agenda cultural em Pernambuco na manhã desta quinta, foram informados da decisão e agradeceram o apoio dos partidos.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, foi quem conduziu a reunião. Ela afirmou que a coligação do Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil (com PT, PCdoB, PV, PSB, Psol, Rede e Solidariedade) foi formalizada, mas ainda pode receber outros partidos que se interessarem em fazer parte.

“Aprovamos a nossa coligação de sete partidos, mas também delegamos à Executiva Nacional da federação poderes para discutir com outros partidos que possam querer integrar. Falamos sobre a importância da construção da unidade do campo político que estamos representando”, afirmou Gleisi. “É muito importante que a gente tenha esse movimento na política dos democratas, dos progressistas”.

O presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, afirmou que as causas do partido tiveram grande receptividade pela federação e pela chapa. “Vamos buscar votos todos os dias para eleger Lula e Alckmin no primeiro turno”, declarou.

Representando o PCdoB, Walter Sorrentino, vice-presidente nacional do partido, disse que a convenção “é singela, mas de grande significado pelo momento histórico”.