Geral

Dia da Vacina BCG: Saúde destaca a importância da vacinação infantil

01/07/2022
Dia da Vacina BCG: Saúde destaca a importância da vacinação infantil

Vacina BCG é indicada para crianças menores de 5 anos de idade. Foto: Reprodução/Internet

Nesta sexta-feira (1º), comemora-se o Dia da Vacina BCG (Bacilo Camette-Guérin). Indicada para crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos 11 meses e 29 dias), a imunização protege os pequeninos contra as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). E, para celebrar esta data, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da vacinação pediátrica.

Segundo a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, a vacina BCG é eficaz na prevenção contra a tuberculose e diminui a mortalidade infantil. “A vacinação é uma forma de preparar o organismo para combater antígenos de doenças que podem levar a graves complicações e até óbito. É importante que os pais levem suas crianças até uma unidade de saúde para vaciná-las contra a tuberculose, pois a vacina BCG é o meio para reduzir a mortalidade infantil pela doença”, afirma.

“Lembrando que, para receber a vacina BCG, a criança necessita pesar no mínimo 2 kg, crianças com peso inferior devem aguardar até que alcancem o peso mínimo”, complementa a gerente.

Nova estratégia para aplicação da BCG

Com base num ofício circular do Ministério da Saúde, referente à disponibilidade limitada no estoque nacional da vacina BCG, em razão de dificuldades na aquisição do imunobiológico e da orientação do uso operacional da vacina devido à diminuição de doses, a Gerência de Imunização da SMS necessitou realinhar a logística relacionada ao imunizante para garantir que as crianças menores de 5 anos continuem a ter acesso à vacina.

Desde o dia 30 de maio de 2022, a vacina BCG está disponível em quatro unidades de saúde situadas em regiões diferentes de Maceió. O atendimento aos recém-nascidos será realizado um dia por semana em cada unidade, das 8h às 16h.

“A estratégia foi baseada na logística de atendimento em dias alternados, contemplando as partes alta e baixa da cidade, dando oportunidade aos pais de buscarem a unidade mais próxima no dia ofertado”, comenta Eunice Amorim.

Segue a lista das Unidades de Saúde com seus respectivos dias e horários:

I Distrito Sanitário: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, no Poço)

Sexta-feira – das 8h às 16h

II Distrito Sanitário: US Durval Cortez (Prado)

Quarta-feira – das 8h às 16h

VI Distrito Sanitário: US Hamilton Falcão (Benedito Bentes)

Quinta-feira – das 8h às 16h

VII Distrito Sanitário: US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro)

Terça-feira – das 8h às 16h

Além de ocorrer nas unidades de saúde, a vacinação continuará a ser feita para os recém-nascidos também nas maternidades conveniadas ao SUS – Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Veredas, Hospital Universitário, Maternidade Nossa Senhora da Guia, Hospital da Mulher e Hospital e Maternidade Santo Antônio – sendo ministradas após o nascimento até o momento da alta hospitalar.