Geral

Caravana ‘Brasil pra Elas’ oferta diversos serviços para mulheres empreendedoras

01/07/2022
Caravana ‘Brasil pra Elas’ oferta diversos serviços para mulheres empreendedoras

A Caravana ‘Brasil pra Elas’, realizada nesta quinta-feira (30), na Escola Sesi Senai no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, trouxe uma série de oportunidades de capacitação e negócios para empreendedoras e mulheres com potencial para abrirem os seus negócios. A iniciativa do programa ‘Brasil pra Elas’, promovida pelo Governo Federal, contou com uma programação vasta realizada pelo Sebrae Alagoas, Senac/AL, Senai/AL, Fecomércio/AL, Sesc/AL, Senar/AL, Prefeitura Municipal de Maceió, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

Na feira de negócios, realizada pelo Sebrae Alagoas durante o evento, as empreendedoras puderam mostrar suas empresas. Uma das participantes foi Érika Gonçalves, da Doçuras da Érika (@docurasdaerika). Mãe de quatro filhos, ela produz diversos tipos de doces, como trufas finas e bombons para ter uma renda própria e sustentá-los. Entre idas e vindas e diversas formas de vender seus produtos, desde porta em porta até o atendimento on-line, além de receber encomendas para festas, ela já tem o negócio há 16 anos, quando aprendeu com a prima a fazer doces e seguiu aprimorando através de cursos.

“Minha renda vem somente dos doces. O Sebrae tem me apoiado bastante. Participei da Semana do MEI, onde conheci outras formas de fazer negócio, cursos e agora tenho projetos de dar continuidade a isso. Fiz cursos on-line do Sebrae no início da pandemia e agora quero fazer os presenciais. Essa é uma boa oportunidade para quem é do bairro”, afirma.

Outra participante foi Taciana Kelly, das empresas LTB Kids (@ltb_kids_locacao), que aluga brinquedos para festas, criada em 2020 durante a pandemia, e a LTB Cama, Mesa e Banho, criada recentemente. Com o apoio do esposo, que ajuda na locação dos brinquedos e de sua mãe, que fica com os seus filhos, ela segue a rotina de empreendedora e mãe.

“Comecei montando o pula-pula na porta de casa e as pessoas levavam os filhos lá. Depois, comecei vendendo produtos de cama, mesa e banho porta a porta aqui no bairro. É assim que tenho renda para sustentar as minhas três filhas. Para mim, esses momentos aqui estão sendo como uma escola. Cada mulher que participa tem sua história e faz com que meu sonho de crescer aumente mais, me ajuda a ter novos horizontes”, pontua Taciana Kelly.

Programação 

A programação de palestras abordou temas como: ‘Entendendo Seu Primeiro Empreendimento: Você!’, ‘Vantagens da Formalização’, ‘Afroempreendedorismo: Oportunidades e Desafios’, ‘Formação Profissional e Mercado de Trabalho’, ‘Mulheres No Controle – Gestão Financeira Para Microempreendedoras’ e ‘Organize Suas Contas’.

Na oportunidade, o Sebrae esteve com sua van de atendimento para orientações sobre formalização, consultorias e inscrições em capacitações, além da orientação sobre a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), aproveitando o último dia do prazo para entregá-la.

A vendedora de lanches Valdevina Barbosa aproveitou a participação na caravana para buscar orientação sobre formalização de empresas e abertura do MEI. “Com a formalização acredito que posso ter uma maior estabilidade, e não vou depender de outra empresa. Eu mesmo luto para crescer. Com fé em Deus, irei criar uma microempresa. Com o MEI, tenho diversos benefícios e até facilita na hora de solicitar crédito. Isso valoriza a mulher”, ressalta.

O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destacou a importância da iniciativa para fortalecer, principalmente, mulheres que decidiram empreender durante a pandemia, período o qual as mulheres foram responsáveis pela criação de 55,5% dos novos negócios.

“É especial para o Sebrae participar de um evento voltado exclusivamente para mulheres, que sentiram com mais intensidade os impactos causados pela pandemia no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, demonstraram uma inigualável capacidade de ser reinventar e seguir em frente. Muitas enxergaram no empreendedorismo um caminho de autonomia e uma possibilidade de renda nesse período de incertezas. Empresas lideradas por mulheres são mais inclusivas e produtivas, mais éticas e com colaboradores mais felizes”, conclui Marcos Vieira.

A subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe/Sepec) do Governo Federal e líder da Caravana Brasil pra Elas, Caroline Busatto, também ressaltou a importância da caravana para diminuir os impactos que a pandemia deixou nas mulheres.

“Vimos filas de mulheres buscando matrículas em cursos. Isso explica muito o que é o ‘Brasil pra Elas’ e o que sonhamos enquanto Brasil para nós mulheres. Hoje estamos aqui para sermos mais um passo na jornada dessas empreendedoras. Com a pandemia, passamos a ter uma grande crise de saúde, as pessoas foram afetadas, muitas morreram. Além disso, tivemos um choque econômico. As mulheres foram as mais afetadas e esse programa é uma resposta a isso”, finaliza.

Já a Prefeitura de Maceió esteve com o estande do ‘Emprega Mulher’, com a van odontológica, ônibus biblioteca móvel, brinquedos infláveis, educadores para espaço kids e serviços com assistente social (Cadúnico e Cria) e aferição de pressão e glicose.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL) ofertou oficinas de esmaltação com as turmas de Manicure e Corte de cabelo Feminino e Esmaltação com as turmas de Manicure e Massagem Relaxante. Na oportunidade, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil também estiveram presentes para oferecer informações e orientações para acesso ao crédito.