Alagoas

“Suruagy era um homem correto”, afirma Lula em ato da esquerda em Maceió

18/06/2022
“Suruagy era um homem correto”, afirma Lula em ato da esquerda em Maceió

O ex-presidente Lula deu na sexta-feira (17) em Maceió uma verdadeira aula de história à esquerda alagoana. Uma lição de conhecimento da política local que deixou alguns protagonistas do célebre episódio (e fictício) “17 de julho” rubros de vergonha e constrangimento.

Ao ressaltar que estava feliz por estar em Alagoas, o ex-presidente lembrou uma época antiga (1997) quando o Estado chegou ao fundo do poço econômico e que agora vivia seu ápice.

Lula abriu seu discurso enaltecendo as belezas de Alagoas e relembrou sua primeira visita ao estado.

“É uma alegria imensa estar no Estado de Alagoas, fazia cinco anos que não vinha. Conheço Alagoas há muito tempo. A primeira vez que vim aqui foi na década de 80 a convite do grande jornalista Freitas Neto, que faleceu tempos depois num acidente de avião em Cuba”, lembrou o petista.

Falando sobre a situação econômica de Alagoas na época em que conheceu o Estado o -ex-presidente pontuou: “E no passado Alagoas vivia numa penúria braba. Tinha um governador aqui, chamado Suruagy, que foi ao Malan (Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda) pedir recursos para salvar o Estado, mas o Malan negou. E ao chegar aqui de volta – ele renunciou, porque não tinha como pagar salário em dia, não tinha como investir na segurança, na saúde, como pagar os funcionários, os militares, os médicos. E Suruagy era um homem correto. Era um homem decente e honesto” afirmou Lula para uma plateia em silêncio onde muitos ali rechaçavam a gestão e acusava sem razão Suruagy pelo caos.

Lula se referia a ajuda obrigatória da União para os Estados que faltou na época que Suruagy governava, foi abundante quando o petista assumiu a presidência da república e escassa no atual governo. Contudo a fala revelou o selo de honestidade do político Divaldo Suruagy, falecido em março de 2015 e que a esquerda alagoana quis fazer erroneamente de trampolim político.

Ex-governador Divaldo Suruagy faleceu em 21 de março de 2015

Lula continuou: “Depois disso Alagoas tinha uma violência enorme, tinha muito matador aqui. E eu cheguei para o Renan Calheiros e disse que tínhamos que fazer alguma coisa. Cheguei a achar que Alagoas não tinha mais jeito. Aí chegou esse menino (Renan Filho) e deu jeito no Estado”, disse Lula.