Geral

Rodrigo Buarque: “saúde mental também é prioridade do SUS”

21/06/2022
Rodrigo Buarque: “saúde mental também é prioridade do SUS”

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque e vice-presidente da Região Nordeste do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) foi enfático ao afirmar ontem, na abertura da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental José Félix Vilanova, que defender esta temática é uma das batalhas que os militantes do SUS devem travar.
“Este é  o SUS que  temos que lutar, o que acredito e que estou engajado como profissional de Saúde”, reforçou.
De acordo com ele,  a Conferência é o espaço ideal para conquistar politicas públicas de qualidade para a saúde mental que Alagoas e o país merecem e precisam”.
O evento acontece até esta quarta-feira à tarde (22) no Centro de Convenções, em Jaraguá, e conta com a participação de 400 delegados de 80 municípios. “Vale destacar o esforço desta delegação que se deslocou de suas cidades mesmo com as chuvas dos últimos dias, que deixaram muitos desabrigados”, afirmou Rodrigo.
Segundo ele, o Conselho Estadual de Saúde (CES) também está de parabéns por ter abraçado o desafio de fazer uma conferência na atual conjuntura, de continuidade da COVID-19.
No entanto, na opinião dele, o momento é mais que adequado, considerando o saldo atual dos problemas de saúde deixados pela pandemia.
O presidente do Cosems-AL pontuou ainda que a expectativa da entidade é que esta conferência traga novamente, e de maneira firme, a política de atenção humanizada, integral, atendendo aos princípios do SUS e respeitando as necessidades dos usuários da rede de saúde mental.