Geral

Programação junina de Maceió gera expectativa em aumentar renda dos microempreendedores

09/06/2022
Programação junina de Maceió gera expectativa em aumentar renda dos microempreendedores

Laura Zagallo já está com agendamentos para fazer maquiagens nas clientes que irão ao São João de Maceió. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

A programação multicultural do São João ‘Massayó: Sol… Mar… Forró’ já começa a mobilizar setores importantes para a economia de microempreendedores. Com as atrações definidas, cabelereiras e maquiadoras estão em um planejamento constante para conseguir aumentar a renda.

Antenada nas redes sociais, Laura Zagallo, tem 27 anos e há três trabalha como maquiadora. Formada pelo Senac, ela está juntando o útil para tornar a programação junina também agradável economicamente.

“Meus clientes já estão manifestando a vontade de ir aos shows do São João em Maceió. Vou divulgar a programação junina em minhas redes sociais, com agenda aberta todos os dias para fazer a maquiagens nos meus clientes. Minha expectativa é que minha agenda lote de clientes maravilhosas que queiram ficar ainda mais belas com meu trabalho”, destaca a maquiadora.

Além de atuar para garantir um caixa maior, Laura Zagallo também quer curtir as atrações do ‘Massayó: Sol… Mar… Forró’.

“Os últimos dois anos foram bem complicados. Tenho um filho de 4 anos e a renda que tinha era decorrente do Auxílio Emergencial. Estou empolgada com o São João de Maceió, pois existe a expectativa conseguir mais clientes, um pouco mais de renda e ainda curtir a programação”, ressalta a maquiadora.

Maquiadora Laura Zagallo também vai aproveitar a programação junina para se divertir e não apenas trabalhar. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Maquiadora Laura Zagallo também vai aproveitar a programação junina para se divertir e não apenas trabalhar. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Quem também está na contagem regressiva para os festejos juninos da capital alagoana é a cabelereira que tem especialidade em fazer tranças, Kimanny Santos. Durante o período da pandemia, a microempreendedora investiu na sua formação profissional e graças aos eventos programados pela Prefeitura de Maceió, o lucro com a sua atividade tende a melhorar.

“Já estou preparando penteados temáticos e promoções especiais para este período junino. A programação junina de Maceió tem sido um grande incentivo e acredito que a festa será muito importante para nós, os microempreendedores Acredito que iremos lucrar muito bem até porque a pandemia nos causou imensos prejuízos financeiros e agora estamos tendo oportunidade recuperar as perdas”, diz cabelereira.

Tamara Leocádio, que trabalha fazendo cílios, já teve aumento na procura e Kimanny Santos investiu em sua formação e vê na programação junina de Maceió oportunidades de renda. Foto: Reprodução

Tamara Leocádio, que trabalha fazendo cílios, já teve aumento na procura e Kimanny Santos investiu em sua formação e vê na programação junina de Maceió oportunidades de renda. Foto: Reprodução

Os salões de beleza também devem ter as agendas lotadas para o período junino. Tamara Leocádio trabalha fazendo cílios e já percebe um aumento no número de reservas para quem quer se produzir antes de ir para alguma atração junina ou multicultural seja no polo do Benedito Bentes, Jaraguá ou Tabuleiro.

“Não poderíamos ter um São João melhor. A programação está muito boa e as pessoas estão agitadas, querendo caprichar na beleza para curtir o São João de Maceió. A expectativa é grande e a gente que é microempreendedor só agradece. É o momento em que trabalhamos muito, mas com retorno econômico garantido”, diz Tamara.

Impacto dos investimentos – A pedido da Prefeitura de Maceió, a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), fez um estudo econômico sobre os benefícios econômicos à capital alagoana com a programação junina do ‘Massayó: Sol… Mar… Forró’.

Uma média de mais de R$ 100 milhões deve ser injetados na economia local. “Festejos assim são muito importantes para a cidade porque fomenta a economia local com injeção grande de liquidez. A Prefeitura de Maceió está gerando fluxo de dinheiro, por meio deste investimento público, que tem retorno direto, por meio dos impostos. Uma média de mais de R$ 100 milhões tende a ser injetado na economia local. O fluxo grande de pessoas faz com que a movimentação econômica aumente, gerando retorno direto do ISS [Imposto Sobre Serviços]”, analisa Victor Hortêncio, economista da Fecomércio-AL.