Geral

Profissionais da Unidade de AVC do HEA salvam a vida de jovem de 28 anos que sofreu derrame

30/06/2022
Profissionais da Unidade de AVC do HEA salvam a vida de jovem de 28 anos que sofreu derrame

Renan Canabarra foi levado da UPA de Palmeira dos Índios para a Unidade de AVC do HEA, onde teve a vida salva

“Deus me deu outra chance quando colocou anjos para cuidar de mim no Hospital de Emergência [do Agreste], em Arapiraca. Profissionais competentes que foram usados para transformar minha vida”, declarou Renan Canabarra, de 28 anos. A gratidão de Renan e da família Canabarra foi exposta nas redes sociais como forma de abraçar todos os profissionais da Unidade de AVC do HE do Agreste, que conseguiram devolver Renan para a família sem sequelas.

Renan sofreu de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) quando saía de um racha de futebol com amigos, em Palmeira dos Índios, onde exerce a função de assessor parlamentar na Câmara de Vereadores. “Eu não tinha uma vida regrada para alimentação e atividade física. Com 28 anos eu pesava 115 quilos. O pessoal chamou pra um racha e eu participei das atividades. Realmente me senti muito cansado, até porque não jogava bola com frequência. Quando resolvi ir embora, estava com a visão embaçada e derrubei duas vezes o celular no chão porque não tinha força na mão esquerda. Meus amigos me levaram para a Unidade de Pronto Atendimento [UPA] de Palmeira dos Índios e o médico de plantão constatou que eu estava com sintomas de AVC”, revelou.

Renan foi trazido para a Unidade de AVC do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. “Eu lembro vagamente que o médico no hospital fazia alguns testes e eu não conseguia responder aos pedidos. Tinha perdido a força”. Ele ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por cinco dias. Transferido para a Enfermaria, fez testes e exercícios com fisioterapia para ter os movimentos restabelecidos. Após 4 dias de melhora contínua, Renan recebeu alta médica.

A força que havia se perdido entre os sintomas de AVC, Renan não só recuperou como triplicou. “Agora tenho acompanhamento profissional em diversas áreas da saúde. Coloquei na minha cabeça que o que dependesse de mim eu iria fazer para ter uma vida boa e saudável. Deus me deu uma nova chance, me fez renascer através da competência das equipes do hospital de emergência. Sou uma nova pessoa física e espiritualmente. Enxergo a vida com outros olhos”, declarou emocionado Renan Canabarra.

Renan Canabarra sofreu um AVC depois de racha de futebol em Palmeira dos Índios

A vida realmente mudou. Renan pratica diferentes tipos de atividade física e mantém uma alimentação saudável. Depois do AVC, do tratamento por nove dias e de voltar para casa, aos 28 anos, Renan eliminou 32 quilos. “Foi a conscientização de que precisava assumir uma outra postura de vida que me fez evoluir positivamente pra mim mesmo”, disse.

Rayssa Canabarra, uma das três irmãs de Renan, também usou as redes sociais para parabenizar e agradecer aos profissionais do HE do Agreste. “A família está em estado de gratidão a todos que estiveram presentes durante o período de internação do Renan. Jovem de 28 anos, que passou maus momentos, está de volta ao trabalho, ao convívio com a família e amigos e sem sequelas. Deus abençoe a todos do hospital de emergência”, afirmou Rayssa.

Para o coordenador de enfermagem da Unidade de AVC do HE do Agreste, Evânio Silva, a demonstração de gratidão de Renan e dos familiares é o ânimo extra para os profissionais que se dedicam ao trabalho de buscar saídas e possibilidades para salvar as vítimas de AVC. “A gente fica muito feliz por este reconhecimento. As equipes trabalham com afinco para buscar as soluções e tratamentos viáveis para que os pacientes retornem para casa da melhor maneira possível”, afirmou Evânio.

A gerente do Hospital de Emergência do Agreste, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, comemora a atuação dos profissionais e a recuperação de Renan e de tantos outros pacientes que passaram pela Unidade de AVC do HE do Agreste.
“O propósito é sempre salvar vidas. Ficamos todos emocionados com a história do Renan. O processo de recuperação e a maneira como tudo isso o fez mudar o estilo de vida. Parabéns a todos da Unidade de AVC e também ao Renan por ter conquistado novos horizontes de vida”, disse Bárbara.