Artigos

O recurso da oração

06/06/2022
O recurso da oração

Orar não é recitar maquinalmente versos decorados. Tampouco é para a satisfação dos eventos sociais. Quem reza de maneira autêntica e profunda movimenta não apenas os sentimentos favoráveis como também angaria inspiração e energia para a resolução dos problemas ou o agradecimento sincero.

A oração em silêncio e em isolamento representa a similaridade do ser humano com a fototaxia das plantas em crescer em direção à luz. De movimentar-se para o firmamento e da busca do equilíbrio mesmo em situações adversas. É se alinhar com as potências do universo que deixam a disposição legítimos recursos de ajuda para os que têm a humildade de pedir, tal como espelho que reflete os raios solares para onde são direcionados. Orar é entrar em contato com seus pensamentos, sentimentos e atitudes íntimas em relação à renovação interna e ao aprimoramento individual. De buscar tanto a tranquilidade quanto as forças necessárias para a mudança.

A reza feita de maneira integral, com os pensamentos, coração e corpo faz com que haja a potencialização das capacidades humanas, como se retirasse forças de onde não havia nada antes. Com a oração honesta a fé move montanhas, pois o indivíduo consegue transcender seus limites e de realizar com confiança. Mais do que simples atitude, a oração representa legítima manifestação da condição do ser humano de co-criador de seu próprio destino e de sua verdadeira natureza: “Vós sois a luz do mundo” – Mateus (5:14).