Política

No Rio Grande do Sul, Lula defende legado do PT: Não tinha mais gente passando fome neste país

02/06/2022
No Rio Grande do Sul, Lula defende legado do PT: Não tinha mais gente passando fome neste país

Foto: Ricardo Stuckert

No discurso que encerrou o ato em defesa da soberania nacional na noite de quarta, 1º, em Porto Alegre (RS), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou ao falar das cenas de pobreza que viu nas ruas da capital gaúcha e destacou a necessidade de uma união para melhorar a vida do povo. Lula lembrou programas e ações que beneficiaram a população do Rio Grande nos governos dele e de Dilma, como o Minha Casa, Minha Vida, a ampliação da educação e outros programas nacionais, e que a ONU havia retirado o país do Mapa da Fome em 2014.

“A gente, que acredita no humanismo, na fraternidade e na solidariedade, que acredita na necessidade de estender a mão para quem tem menos do que a gente. Eu não sei como vocês se sentem quando vocês passam na rua de Porto Alegre e vêem mulheres e crianças dormindo na rua, como é possível? Não tinha mais gente passando fome neste país”, falou ele, lembrando o reconhecimento da ONU.

O ex-presidente pediu a união dos partidos aliados no Rio Grande do Sul para que, juntos, trabalhem para dar mais dignidade ao povo gaúcho. “Não custa nada sentarem mais uma vez na vida e dar esse povo de presente a unidade, é o mínimo que o povo espera de nós. Vamos nos juntar para fazer esse povo feliz e ganhar as eleições.”

Ele também lembrou o legado deixado pelos governos do PT no estado ao longo de 13 anos. A lista inclui importantes obras de infraestrutura, programas sociais, incentivos à agricultura e novas universidades.

“Eu queria que pesquisassem: qual foi o governo em qualquer tempo na história que fez mais investimento no estado do Rio Grande do Sul do que os governos Lula e Dilma

Procurem saber ao longo da história quem fez mais casa popular, inclusive com subsídios para os mais pobres”, disse Lula. O programa Minha Casa Minha Vida entregou 212 mil unidades habitacionais e deixou outras 78 mil contratadas até março de 2016.

“Perguntem quem criou mais empregos neste estado do que nós ao longo de 13 anos”, declarou o ex-presidente. Entre janeiro de 2003 e março de 2016, o mercado de trabalho Rio Grande do Sul ganhou 1 milhão de vagas formais, com carteira assinada, um aumento de 50%.

“Quem é que fez mais universidades, colocou mais gente, quem criou mais escolas técnicas nesse estado”, questionou ele. O estado ganhou duas novas universidades, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e dois institutos federais, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o Instituto Federal do Sul-rio-grandense (IFSul) e o Instituto Federal Farroupilha (IF FAR), com dezenas de campi cada. Cerca de 246 mil alunos foram beneficiados pelo Prouni e pelo Fies.

Outros projetos de peso

A lista ainda inclui obras viárias importantes, como a conclusão da duplicação da BR-101, ligando o RS a Santa Catarina e ao restante do país e a construção e entrega da BR-448, a Rodovia do Parque, na região metropolitana de Porto Alegre.

Outro programa importante, o Luz Para levou energia elétrica para cerca de 91,6 mil famílias. O Bolsa Família chegou a atender até 455 mil famílias no estado. O Mais Médicos levou 1.285 profissionais de saúde para 381 municípios gaúchos.

O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) chegou a levar R$ 5,7 bilhões para o campo no Rio Grande do Sul  durante a safra 2014/2015, com 269,7 mil contratos com pequenos produtores. No auge de seu funcionamento, em 2012, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) comprou 47 toneladas de alimentos de 17,5 mil agricultores familiares, no valor de R$ 117,8 milhões.

Um dos investimentos que teria mais peso para o povo gaúcho, no entanto, se perdeu com a quebradeira promovida pela Operação Lava Jato. O pólo naval de Rio Grande, que tinha três estaleiros onde foram construídas duas plataformas de petróleo e diversos navios para a Petrobras e chegou a gerar 30 mil empregos diretos, foi paralisado.