Geral

Na semana do combate ao trabalho infantil, Educação e MPT-AL levam alunos da rede municipal de ensino ao cinema

14/06/2022
Na semana do combate ao trabalho infantil, Educação e MPT-AL levam alunos da rede municipal de ensino ao cinema

Cerca de 330 alunos da rede municipal de ensino marcaram presença no cinema. Foto: Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed

Mais de 300 alunos da rede municipal de ensino foram ao cinema, nesta terça-feira (14), no Parque Shopping Maceió, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT-AL).

A iniciativa teve como objetivo proporcionar diversão às crianças e tratar de forma lúdica o tema do combate ao trabalho infantil, celebrado no dia 12 de junho. Ao todo estiveram presentes oito escolas da rede municipal de ensino de diversas regiões de Maceió.

O filme que as crianças assistiram foi o lançamento ‘Sonic 2”. Quem se divertiu e aproveitou o momento foi Everly Vitória, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Carmelita Gama, da Cidade Universitária. “Eu amei o filme e achei muito legal”, disse a garota.

Lázaro Gabriel, 11 anos, também aluno da Carmelita Gama, revelou que estava contando as horas para ir ao cinema. “É a primeira vez que vim a este cinema e foi a melhor de todas. Eu contei as horas para poder vir”, afirmou.

Luciane é professora do 4º ano da Escola Municipal João Feitosa, do Rio Novo, e falou sobre a iniciativa. “Foi muito interessante, não só por abordar a questão do combate ao trabalho infantil, mas também por proporcionar diversão a essas crianças”, afirmou.

A professora Angela destacou a importância de ações como essa. “Muitas delas não tiveram a oportunidade de vir ao shopping, muito menos ao cinema. Então é uma oportunidade única e eles precisam de acesso à cultura. Espero que essas atividades sejam realizadas com frequência, principalmente, com essa abordagem do combate ao trabalho infantil”, pontuou.

A coordenadora do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente, Ticyane de Araújo, ressaltou a importância da ação e a parceria com o MPT-AL.

“No dia 12 de junho é o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil então esta é uma ação alusiva à data. A criança tem direito ao lazer, esporte, cultura, então trouxemos oito escolas da rede e cerca de 330 alunos para assistirem o filme que eles escolheram”, informou.

Equipes da Semed e do MPT-AL. Foto: Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed

Equipes da Semed e do MPT-AL. Foto: Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed

A procuradora do MPT-AL e coordenadora regional da Coordinfância, Cláudia de Mendonça, falou da importância desse encontro e da conscientização acerca do tema.

“Na semana do trabalho infantil, a gente busca conscientizar a sociedade a lidar com esse tema e de forma precoce, com as crianças, para que elas tenham consciência de seus direitos, principalmente o de não trabalhar. Então, esse momento foi lúdico, trazê-los pro cinema, passar um filme bacana e falar do tema em um ambiente fora da escola”, ressaltou.