Geral

Meteorologia: Palmeira teve maior volume de chuvas do país

07/06/2022
Meteorologia: Palmeira teve maior volume de chuvas do país

Casa desabou na Maçonaria (Foto Ascom PI)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou que o município de Palmeira dos Índios teve o maior volume de chuvas do país dentro de um período de 24 horas.

Foram contabilizados surpreendentes 84 milímetros de chuva entre às 12h do domingo (5) e às 12h da segunda-feira (6).

Os danos causados pelas chuvas e a ausência de prevenção de infraestrutura em alguns pontos da cidade são visíveis tendo como consequências até tragédias familiares.

Na segunda-feira (6), uma mulher, residente no bairro da Maçonaria, morreu soterrada, após uma barreira ceder e cair sobre a casa dela, provocando o desabamento. A rua principal do bairro teve o calçamento destruído e as artérias vizinhas cobertas por lama.

 

Em Lages do Caldeirão, zona rural do Município, o volume do rio da região aumentou e inundou até as casas de uma região que comumente é seca. Em Poço da Onça, outra comunidade rural, uma ponte está destruída por causa da correnteza da água. Além disso, a barragem de “Vavá de Elói”, na Tabacaria, comunidade Quilombola, rompeu.

Nos bairros periféricos muita lama invadiu as ruas e o número de buracos nas vias aumentou. Em outras o acesso ficou inviabilizado, como é o caso do bairro José Maia Costa, devido a falta de pavimentação.

Outros recordes de chuvas

Os números do Inmet apontam ainda que outras duas cidades de Alagoas estão no mesmo ranking, com os maiores acumulados de chuvas em 24 horas do país. Porto de Pedras, no litoral Norte, ficou em 4° lugar, com acumulado de 59,4 milímetros, e Maceió, capital do estado, ficou em 7°, com 50,4 milímetros. Entre as capitais brasileiras, Maceió foi a que teve o maior acumulado de chuvas.