Geral

Lista sêxtupla do Quinto Constitucional vai eleger futuro desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas

10/06/2022
Lista sêxtupla do Quinto Constitucional vai eleger futuro desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas

Os advogados e advogadas inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), terão oportunidade de votar para a eleição do Quinto Constitucional – vaga do Tribunal de Justiça para desembargador, aberta após a criação da 4ª Câmara Cível, por meio da lei estadual Nº 8.550/2021 – deve eleger futuro desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas que está prevista para acontecer no próximo dia 8 de julho. É importante frisar que o voto é facultativo, e todo advogado e advogada só terão o direito ao voto se estiverem adimplentes com a anuidade até o exercício de 2021.

Em seguida, estarão classificados para integrar a lista sêxtupla os seis candidatos mais votados pela categoria. Encerrada a votação e proclamado o resultado, o Presidente do Conselho da OAB Alagoas remeterá ao Tribunal de Justiça, em até cinco dias úteis, a lista sêxtupla, acompanhada dos currículos dos candidatos eleitos. O TJ fará uma nova votação, que resultará em uma lista tríplice, a ser enviada para o governador do Estado. Caberá a ele a escolha final do novo desembargador. Conforme circula nos bastidores da advocacia, o que tem prevalecido na escolha do futuro do desembargador de Alagoas é a experiência.

Dentre os nomes que já ocuparam cargos de destaque, podemos citar Alberto Maya – Exerceu o cargo de desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) por dois biênios (2014-2018); Daniel Brabo – Exerceu a função de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional Alagoas, durante 2007/2012; Fábio Ferrario – Atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) entre os anos de 2001 e 2004; Antônio Carlos Gouveia – esteve à frente da direção-geral do Detran por quatro anos ((2015/2018); Eduardo Lopes – O Defensor Público Eduardo Antônio de Campos Lopes foi secretário de Estado da Paz em 2013 e hoje, atua como desembargador eleitoral do Tribunal Regional de Alagoas (TRE/AL) desde 2019 e Roberto Tavares Mendes Filho – Presidente por dois mandatos consecutivos da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas – APE /AL (2012 a 2016)

De acordo com o edital, podem concorrer à vaga do Quinto Constitucional advogados com mais de dez anos no efetivo exercício profissional da advocacia e que estejam inscritos na OAB Alagoas por mais de cinco anos. Cada advogado ou advogada poderá votar em até seis candidatos, por meio de urna eletrônica ou outro meio disponível no qual constarão os nomes (e os nomes sociais) de todos os candidatos deferidos.