Geral

Cras Área Lagunar promove palestra sobre Violência Contra a Pessoa Idosa

30/06/2022
Cras Área Lagunar promove palestra sobre Violência Contra a Pessoa Idosa

Cerca de 30 idosos participaram da atividade que foi realizada na Associação dos Ferroviários Aposentados de Alagoas, no bairro do Prado. Foto: Cras Área Lagunar

Com objetivo de garantir o direito do idoso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar, promoveu, nessa quarta-feira (29), uma palestra sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no mês junho.

Cerca de 30 idosos participaram da atividade que foi realizada na Associação dos Ferroviários Aposentados de Alagoas, no bairro do Prado. A pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina Lima, falou sobre a violência contra a pessoa idosa e deu orientações para o público.

“A violência generalizada e intolerância nos tratos com o idoso tornou-se uma atitude constante de caráter maléfico em nossa atualidade, sendo uma questão social e familiar afetando gravemente a saúde deste público tão necessitado de respeito e carinho por todos. Por isso promovemos esses momentos relevantes com demonstrações, orientações e esclarecimentos de práticas construtivas, enaltecendo o protagonismo do idoso”, destacou a pedagoga.

A pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina, falou sobre a violência contra a pessoa idosa e deu orientações para o público. Foto: Cras Área Lagunar

A pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina, falou sobre a violência contra a pessoa idosa e deu orientações para o público. Foto: Cras Área Lagunar

A dona de casa, Salomé Mota, tem 72 anos e participa das atividades do equipamento social há cinco anos. Ela conta que a palestra foi interessante e que mais idosos deveriam ter acesso a essas informações.

“Participei da palestra e gostei muito! Pude aprender que existem diversos tipos de violência e que pouco se fala sobre elas. Nós só ouvimos falar na violência física, patrimonial e psicológica, e com cada ação do Serviço de Convivência eu aprendo mais. Todos os idosos deveriam ter acesso a essas informações, já que muitos estão passando por esses tipos de violência e não têm ou não sabem a quem procurar”, ressaltou Salomé.

A assistente social e assessora técnica do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Jonorete Carvalho, foi quem ministrou a palestra para o público idosos. Ela avaliou a ação e disse que contou com feedback positivo do público idoso presente.

Assistente social e assessora técnica do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Jonorete Carvalho, falou sobre os tipos de violência contra o idosos. Foto: Cras Área Lagunar.

Assistente social e assessora técnica do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Jonorete Carvalho, falou sobre os tipos de violência contra o idosos. Foto: Cras Área Lagunar.

“Eu considero a atividade muito boa, com o próprio retorno das idosas presentes, que me deram um feedback legal. Logo depois falaram o quanto aprenderam e tiraram dúvidas, e que estavam melhores informadas. A ação foi muito interessante e precisamos enquanto sociedade e profissionais, fazer mais ações como essas para minimizarmos os casos de violência”, disse a assistente social.

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011. Ele tem como objetivo representar um dia do ano em que pessoas do mundo inteiro manifestam sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a pessoas idosas.

Tipos de violência contra as pessoas idosas

A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor. Assim como existe a violência física, a psicológica ou emocional e a violência financeira ou material. Elas pode ser denunciadas através do disque 100, disque denúncia (181) ou, para situações de risco eminente o 190, da Policia Militar.

O Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Área Lagunar, funciona na Rua Agnelo Barbosa, 527, no bairro Prado. Para mais informações sobre os serviços,  a população pode ligar para o (82) 3312-5945, das 8h às 14h.