Geral

Comitiva da Semed visita creches em São Paulo para implementar projeto de ampliação de vagas em creches

13/06/2022
Comitiva da Semed visita creches em São Paulo para implementar projeto de ampliação de vagas em creches

Programa será estabelecido para aumentar as vagas em creches para a população. Foto: Ascom Semed

Uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará em São Paulo, na terça-feira (14) e quarta-feira (15), para realizar visitas técnicas em creches da região cujo objetivo é a implementação de um projeto que ampliará a oferta nas creches da rede municipal de ensino de Maceió, através de parceria com organizações da sociedade civil.

As visitas serão em creches do município de São Paulo e de Atibaia, onde o projeto voltado para a primeira infância funciona há mais de 20 anos de forma exitosa. A diretora de gestão educacional, Tânia Almeida falou do objetivo da visita.

“Pensando na ampliação de vagas para Educação Infantil, então a gente vai fazer essa visita para observar como é que funciona, pois São Paulo é o mesmo modelo que a gente está implantando. Lá já tem mais de 20 anos que eles fazem essa ampliação das vagas com base nessas organizações da sociedade civil fazendo convênios”, explicou.

A comitiva da visita é formada por Tânia Almeida, pela coordenadora de Educação Infantil, Patrícia Siqueira, pelo coordenador do setor de infraestrutura, Luiz Antônio Lins, e pelo representante jurídico, Leonardo Jatobá Reis.

A equipe, através das idas às creches, irá analisar minuciosamente os detalhes do projeto para implementar em Maceió.

“A nossa proposta é que as creches passem a funcionar com o modelo da Semed. Então, a gente vai olhar do ponto de vista técnico e jurídico de como é que foi feito isso, por isso vamos em comissão, para o mais breve implementar esse projeto e fazer esse chamamento público para darmos uma oportunidade de tirar essas crianças e diminuir a demanda reprimida”, garantiu a diretora de gestão educacional.

A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Patrícia Siqueira, destacou a importância da visita técnica.

“Tendo em vista que a gente tem uma demanda muito alta e um déficit muito grande de vagas na Educação Infantil, essa visita a São Paulo vai ser exatamente para que a gente possa compreender como é que eles realizaram o processo, além de tentar identificar os desafios que fazem parte do projeto e buscar as similaridades e as diferenças para que a gente possa ajustar e adequar aqui para Maceió”, concluiu.