Geral

Ações de Saúde orientam cuidados à saúde de gestantes e bebês

08/06/2022
Ações de Saúde orientam cuidados à saúde de gestantes e bebês

Ação para gestantes na região do Benedito Bentes. Foto: Ascom SMS

Viver a plenitude da maternidade de forma saudável e tranquila. Com esse objetivo, uma ação conjunta entre as áreas técnicas e equipes de saúde do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), a coordenação do 6º Distrito Sanitário e os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Caic Benedito Bentes garantiu apoio e orientação ao grupo de gestantes atendido no local.

Profissionais de Saúde garantiram orientações para gestantes de Unidade de Saúde da Família. Foto: Ascom SMS

Profissionais de Saúde garantiram orientações para gestantes de Unidade de Saúde da Família. Foto: Ascom SMS

“As ações da e-Nasf 04 foram direcionadas à importância do aleitamento materno e do pré-natal, mas também abordaram outros cuidados e se voltaram o bem-estar das usuárias das unidades, para que elas possam vivenciar esse momento com total serenidade e equilíbrio”, afirmou a apoiadora institucional do Nasf, Lúcia Barbosa.

Para promover o acolhimento das grávidas, as enfermeiras Dayse e Fernanda, da equipe da unidade, reforçaram as vantagens da amamentação para a saúde e crescimento da criança, as etapas do pré-natal para prevenir intercorrências no parto, os cuidados com o bebê e com a saúde da própria gestante, esclarecendo dúvidas e mitos relacionados à maternidade.

“Foi um trabalho conjunto. Integramos várias áreas e ainda contamos com a parceria do Conselho Tutelar da região, que nos ajudou a reunir algumas doações para essas futuras mamães. Dessa forma, além de orientar e acolher, pudemos oferecer alguns brindes e kits com fraldas para elas e seus bebês”, ressaltou a gerente da unidade, Diva Souza.

Na oportunidade, a preocupação com um acolhimento humanizado e a saúde mental das gestantes da unidade também ficou evidente com a oferta de práticas integrativas realizadas pela terapeuta ocupacional Alessandra Barbosa, como meditação, massagens relaxantes e pintura gestacional, momentos que tiveram uma grande adesão, proporcionando alegria e relaxamento.

“Temos buscado fazer o nosso melhor para atender as necessidades dessas usuárias e de toda a população que busca atendimento nas unidades do Município. É dessa forma que seguimos procurando garantir a todos a assistência de saúde adequada”, frisou a coordenadora do VI DS, Rosângela Pontes.