Artigos

Trajetória de um líder

07/05/2022
Trajetória de um líder

A Economia é a ciência severa da escassez. A política é a utopia alegre  da abundância – Roberto Campos, economista, diplomata do Brasil nos Estados Unidos/Inglaterra. Na primavera de 2001, editei meu livro – O Engodo da Globalização – sob o patrocínio do então diretor da Fundação Municipal da Cultura, Antônio Arnaldo Camelo. O prefácio ficou a cargo do ilustre capelense Marcos Antônio Moreira Calheiros.

Ei-lo a dissecar sobre a obra. Esta coletânea de artigos, publicados nos mais importantes periódicos da Terra dos Marechais, apoiados em sua longa experiência adquirida em mais de 20 anos, demonstra sua preocupação em levar aos diversos segmentos de nossa população uma visão crítica dos problemas locais, nacionais e internacionais.

A bem da verdade, desde à época do Campus Universitário da Universidade Federal de Alagoas Marcos Calheiros já se destacava na sua liderança. Isto é, na apresentação de trabalhos solicitados pelos saudosos mestres a saber: Petrônio Viana, Evilásio Soriano de Cerqueira, Paulo de Castro Silveira, Luiz Fernando Oiticica de Lima, Manoel Gonçalves destacava-se nos seus argumentos.

À frente da Casa do Economista, o líder impõe seu tirocínio administrativo e, portanto, instituiu os cursos de Matemática Financeira, Elaboração de Projetos, Peritagem Sindical, proporcionando aos colegas reciclagem à altura da contemporaneidade. Haja visto, conseguiu aprovação pela Assembleia Legislativa Plano de Cargos e Salário destinados a todos os discípulos de Keynes.

Por conta disso, obteve o apoio dos economistas Manoel Gomes de Barros (ex-governador de Alagoas), José Renan Vasconcelos Calheiros candidato ao Senado Federal com largas chances de Vitória. Além do colega José Paulo Gabriel dos Santos (Presidente da JORGRAF), Bennicio Brandão, Maurilio Procópio, deste articulista, Ivaldo Pinto, Bentes, José Gomes, Denivaldo Targino/Gilda Santana (Professores da Ufal), Carlos Bulhões, Silvio Costa, Breno, bem como de outros companheiros de profissão.

Notadamente, Marcos Calheiros criou e cria oportunidades de empregos, abre perspectivas direcionados ao mercado alagoano. Afora isso, agrega amizade com as autoridades constituídas visando do oferecer sustentação à profissão que abraçou por vocação e idealismo.

Diga-se, de passagem, pelo seu caráter, pelo seu desprendimento pessoal, consolidou-se entre nós uma admiração sedimentada pelo cimento da lealdade recíproca. Em outras palavras, a trajetória de um líder faz justiça ao amigo-irmão que escolhi ao longo de nossa convivência.