Geral

Sesau promove capacitação sobre prevenção da hemorragia pós-parto

24/05/2022
Sesau promove capacitação sobre prevenção da hemorragia pós-parto

Médica obstetra Cristina Barbosa ministra palestra para profissionais de Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (24), uma capacitação sobre prevenção e manejo da hemorragia pós-parto. O treinamento ocorreu no auditório do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, e foi destinado para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Nesta primeira edição participaram os profissionais de enfermagem dos núcleos materno-infantis de hospitais e de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió, Arapiraca, Teotônio Vilela, Maragogi e Porto Calvo. A próxima turma de capacitação está agendada para a próxima terça-feira (31).

A coordenadora da Rede de Assistência Materna Infantil de Alagoas, médica Syrlene Patriota,  participou de toda logística da capacitação e explicou que a hemorragia pós-parto é uma preocupação em todo país, uma vez que pode ocasionar mortes maternas. De acordo com ela, o cronograma da capacitação conta com teoria e prática, aproximando os profissionais da realidade, vivenciando situações para aprenderem a lidar no dia-a-dia.

“Os profissionais da Atenção Básica estão sendo treinados para identificar as mulheres que apresentem fatores de risco e, com isso, eles podem orientá-las a procurar o atendimento correto, com foco na prevenção. Identificando a hemorragia, esses profissionais podem fazer as intervenções necessárias, tomando as primeiras medidas enquanto essa mulher pode ser transferida para a maternidade, evitando o óbito”, explicou Syrlene Patriota.

A médica obstetra Cristina Barbosa ministrou a capacitação e destacou a importância do feedback recebido pelos participantes. “Muito grata em poder multiplicar meus conhecimentos adquiridos na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), onde tive o prazer de ter acesso às recomendações assistenciais para prevenção, diagnóstico e tratamento da hemorragia obstétrica. Esse momento foi muito importante, onde apresentamos manobras e procedimentos que podem ser feitos para diminuir esse sangramento, com técnicas de fácil utilização e custo baixo, simulando situações reais que podem ser vivenciadas no local de trabalho. Com essas capacitações acreditamos na redução desses casos no Estado”, colocou a obstetra.

Jhordana Clarissa Calado, da UPA de Maragogi, foi uma das profissionais capacitadas no encontro. Ela destacou a riqueza de conteúdo do treinamento e disse que esse momento foi muito importante para o dia-a-dia na unidade. “Lidar com vidas requer muita dedicação e conhecimento. Vivemos uma eterna capacitação e só tenho a agradecer essas oportunidades dadas pelo Estado”, finalizou a profissional.