Geral

Queen ao Piano com Bruno Hrabovsky: falta uma semana para o concerto que homenageia a banda ícone do rock

19/05/2022
Queen ao Piano com Bruno Hrabovsky: falta uma semana para o concerto que homenageia a banda ícone do rock

Após percorrer 18 cidades brasileiras em sua nova turnê, o pianista Bruno Hrabovsky chega a Maceió para apresentar o concerto Queen ao Piano, na quinta-feira (26), às 20h, no palco do Teatro Deodoro.
Os ingressos, que custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada, para estudantes, professores, idosos e pessoas com baixa renda), estão disponíveis pelo site: https://www.portalticket.com.br/eventos/457-queen-ao-piano-maceio-al/ e também serão vendidos no dia do concerto, a partir das 14h, na bilheteria do teatro.
Esta é a segunda vez que o pianista curitibano vem a capital alagoana. Na sua estreia em Maceió, Bruno Hrabovsky apresentou o concerto Rock ao Piano, em 2019, e encantou o público.
O músico segue pela estrada reunindo duas grandes paixões: o rock e o piano. Agora, homenageando uma das maiores bandas da história do rock, que celebrou os seus 50 anos de existência em 2020, a lendária Queen, formada por Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor.
Na apresentação, Bruno Hrabovsky cria versões completas das músicas usando apenas o instrumento acústico, tocando desde a melodia até a base feita pela banda. Neste novo concerto, o pianista faz um passeio pelo vasto repertório deste fenômeno do rock and roll, considerado um dos maiores expoentes do gênero com clássicos como “Bohemian Rhapsdy”, “Love of my Life”, “Radio Ga Ga” e tantos outros.
“Queen tem uma qualidade muito grande e eu faço questão de falar sobre todas as músicas apresentadas. Não é só a questão de o Freddie ser um vocalista excepcional, eles todos possuem uma destreza composicional muito grande. Então, é um repertório que deu para tocar no piano de forma completa, inclusive, tem algumas músicas mais suaves que eu pude colocar no repertório para explorar o piano até mesmo de uma forma que eu não costumo fazer em outros concertos meus. Está sendo algo novo e muito especial”, revela.
O projeto de Bruno Hrabovsky com o intuito de levar o som do rock para o piano existe desde 2013, de forma mais sólida. Em 2019, veio a gravação do primeiro CD deste trabalho solo com 12 faixas de clássicos do rock. No ano que vem, 2023, farão 10 anos que o músico segue na estrada. Nesta trajetória, surgiram temas especiais, como o metal ao piano, o rock nacional, além de homenagens a bandas, e Queen é o segundo grupo no qual Bruno toca exclusivamente seu repertório; a primeira foi no concerto Pink Floyd ao Piano, que também rendeu uma turnê do músico pelo Brasil. De volta ao nordeste, região a qual o pianista tem grande admiração pela riqueza cultural, Hrabovsky retorna à capital alagoana, que o acolheu tão bem e apreciou o seu trabalho.
“Essa turnê é especial, uma apresentação que eu montei com muito carinho, querendo passar em ordem cronológica pela discografia deles. Desta vez, não seguindo exatamente o formato de uma música por disco porque tem dois álbuns dos quais eu vou tocar duas composições. A ideia da apresentação é mais do que pegar as minhas músicas favoritas, ou as do público: é abordar várias sonoridades diferentes. Então, eu fiz questão de colocar algumas músicas menos conhecidas, que eu considero muito importantes na história do Queen, para fazer uma narrativa sobre a banda. Por exemplo, tem uma composição cantada pelo Taylor e outra pelo May, porque o Queen teve três vocalistas, não foi só o Freddie. Coloquei uma composição de cada um, mas a maioria do Freddie porque foi o que mais compôs pela banda. Pus, inclusive, uma música feita pelo Deacon, o baixista, que foi quem menos compôs dentro do Queen. Estou fazendo o melhor possível para ser realmente uma homenagem à banda”.
Bruno conta também que a apresentação que reverencia este ícone do rock tinha estreia marcada para 2020, mas teve de ser adiada por causa da pandemia. Maceió é a 19ª cidade a receber o concerto, que estreou em Curitiba, no início de março. Em sua turnê pelo nordeste, Bruno Hrabovsky estará acompanhado do fotógrafo alagoano, Adriano Arantos, e existe a possibilidade de o músico lançar um documentário sobre as apresentações na região.
“É um prazer gigantesco voltar a Maceió, eu fui extremamente bem recebido, o pessoal do teatro muito querido, me senti em casa. Desta vez, farei Maceió, Recife e João Pessoa. Da última vez, em Maceió, foi feita a cobertura fotográfica com o Adriano Arantos, um cara com um trabalho bem bacana. Ele vai me acompanhar agora na turnê inteira. É uma coisa que eu nunca fiz, ter um fotógrafo acompanhando tudo, os shows, o background, a estrada… Pensei até em fazer um minidocumentário dessa pequena turnê pelo nordeste. Para um artista que faz tudo de forma independente, isso é muito especial”, contou o músico, que após a turnê em solo nordestino, segue para mais apresentações no sul e no sudeste do país.
Sobre Bruno Hrabovsky 
Bruno iniciou os estudos sobre piano erudito aos seis anos de idade com a professora Luciana Bissi. De lá para cá, nunca deixou de tocar. Sempre apreciou muito as obras clássicas, porém, ao desenvolver uma grande facilidade para tirar músicas de ouvido, aos poucos passou a dar mais espaço para interpretações próprias de seus gêneros musicais preferidos, principalmente rock e metal.
Em 2013, após a graduação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná, decidiu apostar em seu projeto de releituras ao piano. Com o sucesso, passou a se dedicar exclusivamente a ele. Mantém uma página no YouTube e também um perfil musical no Facebook para divulgar suas interpretações. Rock ao Piano e seus subprojetos ganharam o mundo em 2014. Já passaram por 94 cidades de 11 estados do país, além de um show realizado na Nova Zelândia.
Embora goste muito de ouvir e de tocar tango e música erudita, foi no Rock que Bruno encontrou sua verdadeira identidade junto ao piano. Suas bandas preferidas, portanto, grandes influências são Pink Floyd, Queen, Dream Theater, Symphony X, System of a Down, Metallica e Legião Urbana, porém, seu repertório vai além, abordando um universo muito mais amplo.
Serviço:
Queen ao Piano, com Bruno Hrabovsky
Quando: Quinta-feira, 26/05/2022, às 20h
Onde: Teatro Deodoro, Maceió – AL
Ingressos no dia do concerto: A partir das 14h, na bilheteria do Teatro Deodoro.