Alagoas

Primeira-dama quer ampliar alcance do programa CRIA em Alagoas

18/05/2022
Primeira-dama quer ampliar alcance do programa CRIA em Alagoas

Avanços alcançados pelo Programa CRIA foram apresentados durante reunião. Foto: Neno Canuto

A primeira-dama de Alagoas, Marina Dantas, pretende ampliar os benefícios do Programa CRIA – Criança Alagoana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18), durante encontro entre ela, a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, e com a coordenadora do programa, Shirley Araújo, que fez uma ampla explanação dos benefícios que chegam a milhares de crianças de 0 a 6 anos de idade nos 102 municípios alagoanos.

O CRIA é uma das prioridades do governador Paulo Dantas e congrega uma série de protocolos, ações e realizações que conectam as áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, com o intuito de prover e aprimorar a contribuição da gestão pública aos atores da primeira infância, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“Queremos, depois desta explanação maravilhosa deste programa exitoso da equipe do CRIA, não só dar continuidade, mas trabalhar com o intuito de ampliar as ações e atingir o maior número de beneficiários do Programa”, destacou a primeira-dama Marina Dantas.

Baseada no relatório apresentado por Shirley Araújo e sua equipe, a secretária Luiza Barreiros informou que vai elaborar uma pauta para agilizar as ações do programa, dando celeridade à programação de inaugurações de creches.

“Teremos, em breve, um novo encontro para fechar a programação das inaugurações”, disse a secretária.

O Programa

A relevância do CRIA para Alagoas teve início em 2015, quando o Estado passou a elencar os investimentos na primeira infância como estratégicos. Exitoso, o CRIA teve reconhecimento nacional quando, em 2019, conquistou o Prêmio Excelência em Competitividade, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria Destaque Boas Práticas, em premiação realizada em São Paulo.

No amplo relatório apresentado nesta quarta-feira pela coordenadora, um dos destaques inseridos no Programa é o canal de comunicação criado exclusivamente para tirar dúvidas e falar sobre os cuidados com a primeira infância em Alagoas – o ZAP do CRIA.

“Além de deixar as beneficiárias do cartão informadas sobre a data de pagamento, o serviço dá dicas, tira dúvidas e deixa todos informados sobre as ações do governo voltadas às gestantes e crianças de zero a seis anos, nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação”, informou Shirley, durante a apresentação.

As famílias cadastradas no CRIA recebem as mensagens do ZAP CRIA, por meio do aplicativo de mensagem instantânea Whatsapp. Para ter acesso ao vasto conteúdo sobre os cuidados com a primeira infância, é preciso que as usuárias estejam com o número de telefone atualizado no cadastro e interajam de forma simples ao receberem a primeira mensagem.

“A partir daí, as beneficiárias recebem alertas sobre o pagamento do auxílio mensal de R$ 100 reais e mensagens a respeito dos cuidados na gestação ou  sobre cuidados com os bebês e crianças”, completou a coordenadora do CRIA.