Geral

Hospital Metropolitano finaliza capacitação para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

19/05/2022
Hospital Metropolitano finaliza capacitação para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Curso foi finalizado nesta quinta-feira (19), no auditório do HMA

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, promoveu nesta quinta-feira (19), a última palestra de capacitação para o início das atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Nesta última etapa, os profissionais participaram de uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e aprenderam como lidar com situações de risco de infecção, no ambiente hospitalar.

A capacitação contou com diversas palestras sobre os mais comuns acidentes no ambiente hospitalar e agora estão aptos para exercer corretamente as funções da CIPA. A enfermeira do trabalho, Flávia Lima, explica que esse curso tem uma grande importância para a unidade.

“Com essa capacitação estamos trazendo conhecimento para que os cipeiros possam ajudar na prevenção de acidentes e doenças de trabalho. Hoje falei sobre as ISTs, e eles precisam desse conhecimento para saber orientar aos colegas quando estiverem em situações de possível contaminação ou até mesmo com algum sintoma aparente”, disse a palestrante responsável.

O técnico de segurança do trabalho, João de Deus, afirma que os conteúdos foram desenvolvidos pelo Setor de segurança de trabalho e integrantes do Hospital Metropolitano. “A consolidação da CIPA é um importante aliado ao serviço, uma vez que ela atua na potencialização da segurança no ambiente de trabalho, buscando evitar acidentes e prejuízos à saúde dos trabalhadores”, salientou.

A CIPA é regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através da portaria nº 6418/2021 e referenciada pela Norma Regulamentadora nº5. Além dos cipeiros do Hospital Metropolitano, também estão participando dessa capacitação os funcionários do Hospital Regional do Norte.