Geral

Enfermagem do Hospital Metropolitano de Alagoas conhece novos caminhos dentro da profissão

24/05/2022
Enfermagem do Hospital Metropolitano de Alagoas conhece novos caminhos dentro da profissão

Dezenas de brindes foram sorteados para os participantes

As comemorações em alusão a Semana da Enfermagem continuaram nessa segunda-feira, (23) no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. Cerca de 50 enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de palestras, dinâmicas e sorteios de brindes, durante a programação realizada no auditório do hospital, localizado no bairro Cidade Universitária.

O tema principal do evento foi o empreendedorismo e suas formas de aplicação na área da enfermagem. Abrindo a programação, o enfermeiro e diretor do Conselho Estadual de Enfermagem (Coren), Esvaldo dos Santos, compartilhou suas experiências sobre a autonomia e os novos caminhos da profissão.

“Temos que começar a pensar fora da caixa. Enfermagem não é somente atuar dentro de um hospital, de uma sala de UTI ou dentro da estratégia da saúde da família. A enfermagem, ela pode atuar em diversos contextos, inclusive, temos uma campanha de divulgação no mundo todo: ‘Onde há vida há enfermagem’. Então, logo percebo que onde existe um ser humano que precisa de cuidado a enfermagem pode atuar. Trouxemos também prerrogativas legais da própria lei de criação que regulamenta todo profissional de enfermagem dentro de Alagoas”, pontuou o palestrante.

Para Juliana Rocha, enfermeira que trabalha no HMA e participante da ação, conhecer as novas possibilidades da sua área profissional a deixou motivada. “Eu achei muito gratificante pra gente que trabalha aqui receber palestras como essa. A área da dermatologia me atrai muito, já estou em busca da especialização, e agora com essas informações vou buscar novos conhecimentos e me preparar para expandir meu trabalho”, concluiu.

Outra troca de experiências ocorreu com a enfermeira Aline Cardoso que compartilhou sua rotina em tornar o serviço de enfermagem uma experiência especial, até numa simples perfuração de orelha. “Conversamos um pouco sobre as possibilidades que temos na enfermagem, mais específico o empreendedorismo. A enfermagem tem muito potencial e os próprios profissionais não conseguem enxergar isso. Então busquei explicar para os enfermeiros como dá para montar um plano de negócio e de onde podemos tirar uma ideia, agregar um talento e colocá-los em prática”, explicou Cardoso.

Além das palestras, os participantes receberam brindes e concorreram a diversos sorteios com brindes, desde garrafas, aos tradicionais pijamas utilizados por eles no dia a dia do hospital. “Foi um momento de agradecimento aos profissionais e técnicos de enfermagem. No dia a dia não temos tempo para falar e conhecer todos, então essa é uma forma também de reconhecimento. Em relação ao tema empreendedorismo…não se fala muito na enfermagem, e o enfermeiro ou técnico tem todo o potencial para desenvolver isso. Nossa proposta é justamente despertar esse sentimento de olharem para si e saberem que são capazes de muitos outros caminhos”, contou a coordenadora da Enfermagem do HMA, Willienay Tavares.