Geral

Cras Cacilda Sampaio oferta atividades de promoção à saúde e lazer para idosos

02/05/2022
Cras Cacilda Sampaio oferta atividades de promoção à saúde e lazer para idosos

Grupo participou de atividades na piscina voltadas à saúde. Foto: Cras Cacilda Sampaio

O grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Cacilda Sampaio, realizou na última sexta-feira (29), uma visita ao clube social do Sesc, localizado no bairro Guaxuma, no litoral norte.

O passeio contou com a participação de cerca de 25 idosos e teve o objetivo de proporcionar saúde, lazer e fortalecer os vínculos de integração e amizade entre o grupo. A coordenadora do Cras Cacilda Sampaio, Patrícia Lima, destacou que muitos não têm a oportunidade de lazer e que esta é uma ação de integração à sociedade.

“Esse tipo de atividade é importante pois busca fortalecer os vínculos do grupo com a comunidade, também os integrando à sociedade, sendo um direito previsto na Constituição, o acesso ao lazer. As ações são planejadas mensalmente pelo Cras, que trabalha durante as semanas, atividades físicas e de lazer, palestras, oficinas de artesanato e de dança, com as aulas Carimbó”, explicou a coordenadora.

Cerca de 25 idosos participaram da atividade de lazer. Foto: Cras Cacilda Sampaio

Cerca de 25 idosos participaram da atividade de lazer. Foto: Cras Cacilda Sampaio

Além disso, o grupo de idosos do equipamento participa ativamente de exercícios físicos como a ginástica dançante, treino funcional específico e alongamentos durante a semana. Durante a visita ao Sesc Guaxuma, os participantes realizaram estas atividades. A professora de educação física, Ellen Lopes, destacou que essas ações contribuem para a qualidade de vida dos idosos.

“As atividades físicas estão sempre sendo voltadas à conscientização da importância dela para a saúde e que deve existir a continuidade para que o trabalho seja efetivo e eficaz, focando no dia a dia do idoso e melhorando a resistência muscular dele para subir no ônibus, para sentar, para pegar algum objeto, carregar uma sacola e cuidar da casa”, explicou Ellen.

Assistida pelo Cras Cacilda Sampaio, a aposentada Josefa Umbelina, falou da visita ao Sesc Guaxuma, e como o equipamento social ajuda no seu dia a dia.

“O nosso passeio foi muito bom. Estivemos em um ambiente agradável, limpo e muito belo. Já fazia tempo que eu não participava de atividades na piscina, e dessa vez eu fui, mergulhei e curtir muito a estadia no local. Particularmente, eu gosto dessas atividades externas e vou em todas que o Cras proporciona” declarou aposentada.

Grupo de idosos participou do Festival das Flores de Holambra, na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. Foto: Cras Cacilda Sampaio

Grupo de idosos participou do Festival das Flores de Holambra, na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. Foto: Cras Cacilda Sampaio

Também nesta segunda-feira (2), o grupo de idosos do Cras Cacilda Sampaio, visitou o Festival das Flores de Holambra, na Praça Deodoro, no Centro de Maceió.

Para mais informações sobre essa ou outras atividades, a população pode procurar o equipamento social na Rua Das Flores, S/N, no bairro da Ponta Grossa ou ligar pelo fone: (82) 3312-5949.