Geral

Caetano em cinco shows no Espaço das Américas

13/05/2022
Caetano em cinco shows no Espaço das Américas

Não é assim tão comum o Espaço das Américas, uma das principais casas de shows de São Paulo, localizada na zona leste da cidade, receber shows de “figurões” da MPB. No entanto, como nos anos 1990 — tempos do Palace ou do Olympia, casas onde os artistas de vários gêneros se apresentavam por semanas (até meses, em alguns casos) –, o Espaço das Américas recebe desde sexta-feira, 6 de maio, cinco apresentações do show “Meu Coco”, de Caetano Veloso.

Sempre às 22 horas (com a casa abrindo às 20 horas), as apresentações se seguiram no sábado (7) e domingo (8) e, pelo fato de os ingressos para esses três dias terem se esgotado rapidamente, o artista e a direção do local resolveram abrir mais duas datas no próximo mês — dias 25 (sábado) e 26 (domingo) de junho. O novo show é baseado no álbum “Meu Coco”, lançado no final do ano passado, que marcou a entrada do artista no cast da Sony Music, após décadas vinculado à Universal.

Animado, Caetano Veloso, que em agosto completará 80 anos, contou um pouquinho sobre o que esperar deste novo trabalho: “No show “Meu Coco” procuro juntar peças marcantes do álbum com obras que registrem momentos históricos do meu trabalho. Mas com o caráter de roteiro quase cinematográfico que nunca me abandona quando projeto um espetáculo. Penso na sequência de canções como quem está diante de uma moviola – ou de um aplicativo de “edição”, que é como se chama hoje a montagem. Tenho alma de cineasta, embora não tenha vocação física para a vida de um. Assim, a distribuição de canções novas e canções conhecidas não tem a mera função de agradar aos espectadores que queiram ouvir ao vivo o que aprenderam no novo álbum e aos que busquem reouvir coisas minhas já consagradas”.

No repertório, hits como “O Leãozinho”, “Trilhos Urbanos”, “Sampa”, “Odara”, “Lua de São Jorge”, “Mansidão”, “Baby” e “Menino do Rio” e canções presentes no novo disco, como a faixa título, “Anjos Tronchos”, “Sem Samba Não Dá” e “Noite de Cristal”. O novo show de Caetano Veloso estreou no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em abril, e, depois de São Paulo seguirá a várias outras cidades, do Brasil e do exterior. Ainda em maio, ele se apresenta em Salvador (no Teatro Castro Alves, de 19 a 22) e e em Recife (Teatro Guararapes, dias 27 e 28).