Geral

Arte na Porta – Último cortejo da temporada!

31/05/2022
Arte na Porta – Último cortejo da temporada!

O Instituto Maria Augusta Monteiro/IMAM – em parceria com o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o apoio do Instituto Federal de Alagoas/IFAL e municípios envolvidos – realiza, neste final de semana (4 e 5 de junho – programação em serviço), a última etapa da primeira edição do Circuito Cultural Arte na Sua Porta, verdadeira celebração da música e dos músicos de Alagoas.

O Circuito está sendo desenvolvido nas cidades de Maragogi, Murici, Arapiraca, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios – que funcionam como cidades polos – estendendo-se a interessados que residam nas circunvizinhanças, com garantia de pernoite e refeições. Nos dias 4 e 5 de junho, o projeto encerra suas atividades contemplando o município de Palmeira dos Índios.

O Arte na Sua Porta é coordenado pela presidente do IMAM, maestrina Fátima Menezes, com direção de produção de Felipe Pontes, Coordenação de Polos do maestro Paranhos, Assistência de Produção de Verônica Queiroz, Coordenação de Cortejo de Cryslane Lins, Coordenação Pedagógica de Mari Jatobá, Coordenação Técnica de Flávia Chasan e assessoria de comunicação de Gal Monteiro. Segundo Fátima Menezes, o principal objetivo do projeto é oferecer a jovens, crianças e adultos, músicos iniciantes, músicos de banda e músicos de sopro “oportunidade para trocar informações e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos por meio de oficinas gratuitas de capacitação no exercício musical individual e coletivo, com instrumentos de sopro e percussão”.

TUDO COMEÇOU ASSIM: O PROJETO

Estamos sempre lidando, profissionalmente, com músicos de diferentes formações e aptidões. Começamos a perceber detalhes e necessidades comuns à maioria deles, como o desejo de aprimorar os talentos naturais por meio de estudo e intercâmbios dentro e fora do próprio círculo”, diz Fátima Menezes. “Pensamos colocar algumas dessas ideias em prática e, dessa forma, nasceu o Circuito Cultural Arte na Sua Porta”.

O primeiro passo, segundo a equipe de produção, foi cuidar das questões logísticas mais urgentes, como inscrições de participantes, alojamento e alimentação. Entraram em contato com maestros, músicos e outros segmentos das comunidades municipais, ligados às áreas de educação e cultura de cada cidade, e o apoio veio, somando-se aos recursos oriundos do Ministério do Turismo: o IFAL disponibilizou as dependências de seus campi, nas cidades em que a instituição está estruturada; e os municípios, dentro de suas possibilidades, ofereceram acolhimento aos grupos de trabalho e alunos.

ÚLTIMO CAPÍTULO DO CIRCUITO: PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Nos dias 4 e 5 de junho (sábado e domingo), conforme anunciado na cronograma do projeto, Palmeira dos Índios recebe a última sessão do Arte na Sua Porta, encerrando esta edição.

As oficinas, como previsto, ocuparão todo o sábado (4/06). Serão ministradas aulas de clarineta (Jonathas Raposo), saxofone (Ely Rodrigues), trompete (Siqueira Lima), trompa (Elias Laurentino), trombone (Tarciso Pereira), bombardino e Tuba (Rodrigo Oliveira|) e percussão (Leo Bulhões), “todos professores experientes e reconhecidos em suas áreas de atuação que estiveram conosco desde a primeira cidade”, explica a coordenadora.

O projeto culmina com a realização de um grande Cortejo Cultural de encerramento, pelas ruas da cidade, onde serão apresentadas as peças musicais de cada oficina, com participação de bandas de fanfarra locais e/ou de cidades vizinhas, do Guerreiro São Pedro Alagoano, do Pastoril do Centro Social do Idoso São Francisco de Assis, do Boi Bumbá Alagoano e do Coletivo Circense. O Cortejo Cultural tem saída marcada para as 15 horas.

Foi uma experiência grandiosa, tanto para nossa equipe, como para os professores que ministraram as oficinas. O brilho nos olhos dos nossos jovens alunos, enquanto assistiam às apresentações dos colegas ao final das oficinas, nos emocionou. O entusiasmo e os aplausos dirigidos por eles, aos seus mestres, reforçaram a convicção de estarmos no caminho certo, no sentido de agregar valor as suas vidas e abrir espaço para os talentos, diversidade e riqueza da cultura musical do nosso estado”, celebra Fátima Menezes.

Para os oficineiros, mestres em seus ofícios, o circuito está sendo motivo de orgulho: “somos todos gratidão e entusiasmo pela oportunidade de trocar saberes e possibilidades, nesse grande encontro. Já estamos esperando pela segunda edição”. É a arte passando na porta, convidando cada cidadão, envolvendo as comunidades. E o cortejo segue!

SERVIÇO DO PROJETO

Circuito Cultural Arte na Sua Porta                                                  

Coordenação Geral do Projeto: Fátima Menezes

Direção de Produção: Felipe Pontes

Coordenação de Polos: Maestro Paranhos

Assistente de Produção: Verônica Queiroz

Coordenação de Cortejo: Cryslane Lins

Coordenação pedagógica: Mari Jatobá

Coordenação Técnica: Flávia Chasan

Assessoria de Comunicação: Gal Monteiro

REALIZAÇÃO: Instituto Maria Augusta Monteiro

PARCERIA: Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo

APOIO: Instituto Federal de Alagoas – IFAL e municípios de Maragogi, Murici, Arapiraca, Palmeira dos Indios e Marechal Deodoro

PROGRAMAÇÃO:

26 e 27 de março: MARAGOGI
09 e 10 de abril: MURICI
30 de abril e 01 de maio: ARAPIRACA
28 e 29 de maio: MARECHAL DEODORO                                                                                  4 e 5 de junho: PALMEIRA DOS ÍNDIOS