Artigos

Afinidade e disciplina

19/05/2022
Afinidade e disciplina

O sucesso é algo perseguido como um Santo Graal de realizações e também o passaporte para uma existência preenchida por bons momentos e cliques para as redes sociais. Apesar de existirem diferentes abordagens para o sucesso, pode-se dizer que dois componentes são comuns a todas elas: afinidade e disciplina.

Pelo primeiro, o indivíduo mostra estar alinhado com certos propósitos e valores. A afinidade se coaduna com o gosto e a importância dada para alguns elementos ao invés de outros. Jesus, Buda, Lao-Tsé, Gandhi são alguns exemplos favoráveis de semelhança na prática do bem, do belo e da verdade universal. De certo modo, o universo conspira a favor daqueles que fazem o bem.

Por outro lado, a disciplina refere-se a repetição e a constância ao trabalho para a diminuição da distância entre o que se pretende com a situação atual. Através dela há os esforços constantes, o que permite o acúmulo das boas ações e da aprendizagem ao longo da caminhada. É a aprendizagem na prática..

Afinidade e disciplina são maneiras de juntar tanto o aonde ir e a frequência dos passos. O “como” depende muito do coração e daí a importância da prática do bem, da caridade, da abnegação. Mais do que a vitória vinculada ao ego, a vaidade e ao orgulho pessoal, a conquista que satisfaça muitos corações. Há por demais alegria no sorriso, nas palavras e nas emoções alheias. Alegrar-se com o contentamento do próximo é uma das facetas do sucesso.