Geral

Aberta a 6ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista no TRT-19

23/05/2022
Aberta a 6ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista no TRT-19

Teve início, nesta segunda-feira (23/5), a 6ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista. O Tribunal do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) transmitiu, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc), a cerimônia de abertura realizada no TRT12 (SC). O juiz Flávio Luiz da Costa, coordenador do Cejusc, deu as boas-vindas aos participantes das audiências, desejando-lhes bons acordos e destacou a oportunidade de se primar pela pacificação social.

De acordo com o magistrado, a Semana de Conciliação é um momento de grande empenho para que se possa alcançar o maior número possível de soluções consensuais nos processos que estão tramitando. ”Aqui é a casa das partes. Nosso lema é sempre conciliar. Realizamos um conjunto de ações para se proceder ao acordo. Precisamos estar sempre atentos e realizar escuta ativa”, pontuou.

Na sequência, o magistrado transmitiu a palavra ao advogado José Marinho, que salientou ser a conciliação a melhor opção. ”Eu recentemente fiz um acordo aqui no Cejusc em um processo que tramitava há 15 anos”, destacou.

A advogada Juliana Vasconcelos também se pronunciou. Ela disse que a conciliação representa o olhar para as duas partes. “Estamos lidando com vidas. Sempre converso com o reclamante e falo que a conciliação é mesmo o melhor caminho para as partes envolvidas ”, observou.

Na manhã do primeiro dia, vários acordos já haviam sido feitos. Uma dessas conciliações foi homologada com a trabalhadora Ruth Carvalho dos Santos. Ela participava pela primeira vez de uma audiência. ”Cheguei aqui um pouco apreensiva. Mas, durante a audiência, fui ficando descontraída. Senti segurança com a assistência de todos. Saio daqui satisfeita com o acordo que fiz”, disse.

A advogada de Ruth Carvalho, Déborah Karla Costa, observou que o clima no Cejusc é muito favorável para promover a harmonização das relações. “Aqui tudo fica muito mais ameno e observamos uma quebra de tensão. É menos formal”, ponderou.

As audiências ocorrerão ao longo da semana e serão encerradas nesta sexta-feira (27/5). A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi criada em 2015 pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem o objetivo de implantar medidas que deem celeridade aos processos trabalhistas e aperfeiçoem os meios consensuais de solução de conflitos.

Durante a semana, os 24 Tribunais Regionais do Trabalho realizam mutirões, com a participação de magistrados e servidores de 1º e 2º graus ativos e inativos que integram as equipes de forma voluntária.

(AC/FT).