Geral

Sindicatos e representantes da sociedade civil farão manifestação contra “privatização do prefeito-imperador”

18/04/2022
Sindicatos e representantes da sociedade civil farão manifestação contra “privatização do prefeito-imperador”

Representantes da Sociedade civil prometem manifestação para amanhã, 19

Está programado para esta terça-feira (19), a partir das 9 horas, na Praça da Independência uma manifestação promovida pelo SINDPREV e outros sindicatos, além de representantes da sociedade civil para protestar contra a “terceirização” dos serviços básicos de saúde no município de Palmeira dos Índios.

Os sindicatos e representantes da sociedade civil convidam todos os trabalhadores e trabalhadoras do município para participarem e dizer “não” ao que consideram uma traição ao povo.

Entenda o caso da privatização

Uma denúncia de membros do Conselho de Saúde e de sindicalistas revelou um escândalo na Saúde de Palmeira dos Índios.

O prefeito-imperador Julio Cezar (MDB) contratou pela bagatela de R$28,5 milhões uma Organização Social (OS) para gerenciar a Atenção Básica de Saúde do município, ou seja, a saúde pública palmeirense está sendo privatizada, alertou os sindicalistas.

A notícia veio à tona pelas redes sociais e hoje pela manhã (13) no Programa “A Força do Povo”, do radialista Marcelo Lima na Rádio Vitório FM e retransmitido pelas Rádios Cacique FM, Cidade FM (Santana do Ipanema) e Madruga FM (Bom Conselho), além de outras emissoras parceiras.

Sidinês da Silva, estudante de Direito e usuário do SUS explicou com eloquência sobre as consequências da excessiva contratação que segundo ele foi realizada sem que os Conselhos de Saúde e Assistência Social soubessem ou opinassem a respeito e fez um apelo para que o gestor revesse a situação.

Valdenise Nunes e Camila Besouro, servidoras públicas e usuárias do SUS, integrantes do Conselho Municipal de Saúde também se manifestaram e expuseram a indecorosa contratação do município que delegou à empresa de nome Instituto de Gestão de Políticas Públicas e Sociais – IGPS, sediada em Palmares (PE), o poder de gerir toda atenção básica do Município, usurpando assim as atribuições do Secretário de Saúde e seus técnicos que passarão a serem subordinados a esta empresa. Estes servidores também passarão a receber seus respectivos salários – já que parte do fundo de custeio – da instituição, de forma indireta, já que o Município está terceirizando os serviços, explicou as conselheiras.

Além disso usuários do SUS poderão ter que se submeter a realizar exames e consultas médicas onde convier à Organização contratada, prejudicando a eficiência no atendimento.

Os manifestantes alegaram que houve uma traição pela forma como foi realizada a contratação, sem que a sociedade participasse do debate.

Os manifestantes foram também a Câmara de Vereadores para pedir o apoio e tentar barrar a polêmica contratação. Na hora da Sessão, quando os sindicalistas usavam da palavra o streaming (sistema de transmissão da Câmara de Vereadores pelo facebook) foi estranhamente interrompido.