Geral

No primeiro trimestre do ano, Ecopontos da capital receberam mais de nove mil toneladas de resíduos

10/04/2022
No primeiro trimestre do ano, Ecopontos da capital receberam mais de nove mil toneladas de resíduos

Ecopontos da capital receberam mais de 9 mil toneladas de resíduos em 2022. Foto: Ascom Sudes

Pensados pela Prefeitura de Maceió para coibir e reduzir o descarte incorreto de resíduos nos mais de 200 pontos crônicos mapeados pela idade, os cinco Ecopontos da capital (confira os endereços ao final do texto) receberam, no primeiro trimestre de 2022, cerca de 9.386 toneladas de resíduos.

Os pontos funcionam nos bairros Pajuçara, Vergel do Lago, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia e no Conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária. a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) é responsável pela administração dos Ecopontos.

A população e os carroceiros, que fazem transportes de materiais na cidade, podem descartar resíduos de construção civil (até um metro cúbico), restos de poda de árvores e materiais inservível e volumoso – como móveis e eletrodomésticos em desuso.

Maceió possui cinco Ecopontos utilizados para o descarte correto de materiais. Foto: Ascom Sudes

Maceió possui cinco Ecopontos utilizados para o descarte correto de materiais. Foto: Ascom Sudes

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, destaca que o equipamento é uma forma de reduzir o descarte inadequado de resíduos, em vias públicas, evitando os chamados pontos de lixo crônico.

“Temos cinco Ecopontos, mas estamos trabalhando para beneficiar outras regiões da cidade. A gente sempre pede que o cidadão, que contrata um carroceiro, tenha a certeza de que o material será entregue em um destes equipamentos e não despejado no meio da rua. Assim, com uma aliança entre a população e o poder público, podemos cuidar da nossa cidade, do meio ambiente e fazer a destinação correta dos resíduos sólidos”, ressalta o superintendente.

Central de Monitoramento

Além de realizar o descarte nos Ecopontos, outra forma do cidadão ajudar a manter a cidade limpa é solicitar a coleta de volumosos por meio da Central de Monitoramento da Sudes.

“Quem tem sofás, cadeira, geladeira e outros móveis ou eletrodomésticos, que não têm mais serventia, pode ligar para o número 0800 082 2600 ou enviar a solicitação pelo WhatsApp (82) 98802-4834. A partir destes contatos, a coleta é programada e uma equipe da Sudes vai até a casa do cidadão para recolher o material gratuitamente”, acrescenta o superintendente.

Endereço dos Ecopontos

Pajuçara: Rua Campos Teixeira, 476

Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão

Dique Estrada: Avenida Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago

Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis

Santa Maria: Avenida Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária