Geral

Festival Rota das Artes impulsiona a região das Costas dos Corais com cinema, música e saberes populares

20/04/2022
Festival Rota das Artes impulsiona a região das Costas dos Corais com cinema, música e saberes populares

A Rota Ecológica dos Milagres famosa por seu rico ecossistema ambiental, que atraem conterrâneos e turistas, agora prepara-se para sediar, por uma semana, a Rota das Artes com muita música, cinema e cultura popular; sem esquecer seu compromisso ecológico. Nos dias 18 a 24 deste mês, as cidades de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, ambas no Litoral Norte de Alagoas, recebem o Festival Rota das Artes.

Uma região que já abriga atrações como a Associação Peixe-Boi; a Praia do Patacho – única selo azul no estado e grupos culturais tais como Bobo Gaiato e as Cambindas do Mestre Nô, agora contará com o pioneirismo de trazer uma programação com três mostras, além de atividades de formação. São elas: Mostra Farol da Rota de Cinema Ambiental, dedicada ao audiovisual com debates e fomentos de educação ambiental; Mostra Milagre de Danças Populares com expressões artísticas populares e a Mostra de Música Rota do Som com atrações musicais.

Por acharmos importante uma participação ativa da comunidade e turistas, o Festival Rota das Artes também oferta vivências criativas gratuitas, onde o público poderá participar de atividades como a confecção de máscaras, conversas com mestres populares e oficinas de animação 2D, teatro e fotocolagem com profissionais e artistas de cada área.

Falando em artistas, também iremos realizar na Vila do Marceneiro, a Feirinha do Mar com 10 artesãos do entorno e músicos locais, graças ao apoio da Casa Martha Medeiros, possibilitando o acesso e compra de artesanato da região.

Para participar de cada uma das atividades formativas, se inscreva aqui ou acompanhe a programação abaixo e muito mais pelo nosso instagram @festivalrotadasartes.

 

Confira a programação cultural completa

 

Oficinas Criativas – dias 18, 19 e 20

Dias 18 e 19 (Manhã e tarde): Oficina de Fotocolagem através de Lambe-Lambe com Paulo Accioly – no Centro de São Miguel dos Milagres;

Dias 19 e 20 (Manhã e tarde): Oficina de Teatro com Rozebel Tenório – no Centro de São Miguel dos Milagres;

Dias 18 a 20 (Tarde e noite): Oficina de Animação 2D com Rafael Buda e Thiago Delácio – no Centro de Porto de Pedras.

 

Vivências Criativas – dias 18 a 24

Todos os dias às 14hs: Exposição “Reino dos Bobos” na Associação Comunitária do Peixe Boi, expondo parte da cultura mascareira da região;

Dia 22 às 14hs: Exposição “Reino dos Bobos” na Associação Comunitário do Peixe Boi e oficina de produção de máscaras do Bobo Gaiato expondo com a participação do público, parte da cultura mascareira da região;

Dia 23 às 14hs: “A Cultura Popular e a Identidade Alagoana” com participação do Jornalista João Lemos e a Mestra de Coco de Roda Zeza do Coco.

Mostra Farol da Rota de Cinema Ambiental – dias 21 e 22 a partir das 19hs – Abertura, mesa-redonda e apresentação dos curtas da Mostra de Cinema Ambiental.

Mostra Milagre de Danças Populares – dia 23 a partir das 19hs – Mesa-redonda e apresentações culturais regionais e estaduais na sequência.

Mostra Musical Rota do Som – dia 24 a partir das 14hs – Mesa-redonda e apresentações musicais na sequência.

 

Sobre o Festival Rota das Artes

O Festival Rota das Artes é uma realização da produtora alagoana Arteiros S/A, do artista e empreendedor Igor Machado juntamente com o Bobo Gaiato, do brincante e produtor cultural Thiago Souza em parceira com o Focuarte – Fórum da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano e a Mostra Ambiental do Recife – Maré.

Conta também com patrocínio das Prefeituras de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, Governo e Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (SECULT), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), Hotel Boutique Pedras do Patacho, Pousada do Toque, Grupo Tamo Junto.

Além do apoio da Associação Peixe-Boi, Instituto Yandê, ICMBio, Catolé vivência e cultura, Nacasa de boa, Pontal da Enseada, Casa Martha Medeiros e Restaurante No Quintal.