Geral

Saúde promove oficina sobre a importância da preservação da água

08/03/2022
Saúde promove oficina sobre a importância da preservação da água

Encontro foi direcionado a professores de educação física e educadores em saúde do Município. Foto: Ascom/SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da Gerência de Educação e Promoção em Saúde (GPES), realizou nesta terça-feira (8), a 2ª edição do projeto Água em Movimento, oficina que tem o objetivo de desenvolver atividades sobre a importância da preservação da água. O encontro ocorreu no Museu de História Natural, no bairro Prado, e foi direcionado a professores de educação física e a educadores em saúde que atuam no Município.

A bióloga da GPES, Elisabel Tavares, informa que as ações de hoje são uma preparação para o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, que este ano tem como tema ‘Águas subterrâneas: tornando o invisível visível’.

“O projeto Água em Movimento teve início em 2021, quando passamos a trabalhar o segmento da sustentabilidade dentro das ações de educação em saúde. Nossas atividades se direcionam aos cidadãos, para que eles percebam não só a importância da água, mas que busquem preservá-la. Então estamos capacitando os professores de educação física que atuam nos Núcleos de Atividades Físicas e os educadores em saúde que atuam em diversos espaços nos oito Distritos Sanitários da capital para que eles sejam multiplicadores desse conhecimento com a população”, destaca Elisabel Tavares.

Bióloga da GPES, Elisabel Tavares. Foto: Ascom/SMSBióloga da GPES, Elisabel Tavares. Foto: Ascom/SMS

O oceanógrafo e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Gabriel Le Campion, participou da oficina e falou de temas como origem da água, problemas causados por poluição e toxinas lançadas nos lençóis freáticos e as doenças causadas pela contaminação ambiental por compostos nitrogenados, que ocorre, principalmente, devido a fertilizantes agrícolas e resíduos domésticos e industriais.

Oceanógrafo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Gabriel Le Campion. Foto: Ascom/SMSOceanógrafo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Gabriel Le Campion. Foto: Ascom/SMS

Profissionais da Gerência de Vigilância Ambiental do Município também participaram do encontro e falaram sobre a temática das águas subterrâneas sob o olhar da Vigilância em Saúde Ambiental.

A técnica da Vigilância Ambiental, Márcia Correa, destaca que a principal atribuição do órgão é garantir a população os padrões necessários de portabilidade e consumo da água.

“Cerca de 45% de toda água consumida pela população é derivada da água subterrânea, principalmente na parte alta da cidade. Essa água subterrânea desempenha um importante papel de manutenção da umidade do solo, fluxo dos rios, lagoas e brejos e é fundamental garantir sua preservação”, afirma.

Técnicos da Vigilância Ambiental, Márcia Correa e José Carlos Nery. Foto: Ascom/SMSTécnicos da Vigilância Ambiental, Márcia Correa e José Carlos Nery. Foto: Ascom/SMS

O fiscal da Vigilância Ambiental, José Carlos Nery, falou sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água, que se encontram na Portaria nº 888/21 do Ministério da Saúde, que dispõe que toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema, solução alternativa coletiva de abastecimento de água e carro-pipa, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água.

Dia Mundial da Água

Comemorada no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é destinado a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, abordando temas como conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com a poluição. A data foi criada em 22 de fevereiro de 1993, em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).