Geral

Prefeitura de Maceió inicia campanha de vacinação antirrábica no próximo sábado (2)

31/03/2022
Prefeitura de Maceió inicia campanha de vacinação antirrábica no próximo sábado (2)

Vacinação contemplará bairros das partes baixa e alta de Maceió. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Nos próximos dias 2 e 9 de abril, das 7h às 17h, a Prefeitura de Maceió realizará a campanha de Vacinação Antirrábica na capital alagoana. Organizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a campanha é destinada para os cães e gatos da capital e disponibilizará vacinação em todos os distritos sanitários, contemplando bairros das partes baixa e alta de Maceió. Durante toda a campanha, serão aplicadas, em média, 100 mil doses do imunizante contra a raiva. Além da zona urbana, a campanha também acontecerá na zona rural, nos dias 4 e 8 de abril.

O diretor de Vigilância em Saúde, Edlúcio Donato, ressalta a logística feita pela Prefeitura de Maceió com o objetivo de atender todos os cães e gatos da capital e trazer comodidade aos maceioenses. “Serão quase 140 pontos de vacinação espalhados em toda a cidade para dar uma maior comodidade aos maceioenses. A expectativa é vacinarmos 115 mil animais durante a campanha. O prefeito JHC deu toda a estrutura necessária para realizarmos a vacinação contra a raiva este ano e esperamos que a campanha seja um sucesso”, informa.

“A vacina antirrábica é a ferramenta mais eficaz e importante para combater a raiva. A raiva é uma doença que não tem cura e, além de acometer cães e gatos, é transmissível para seres humanos. Então, é muito importante que a população leve os animais para serem vacinados contra a raiva”, destaca o coordenador da UVZ, Marcos Vasconcelos.

Marcos Vasconcelos, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonosses. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Marcos Vasconcelos, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonosses. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Ainda de acordo com o coordenador, não é necessário levar documentos para vacinar os cães e gatos. Basta comparecer a um dos pontos de vacinação levando o animal na guia ou na caixa de transporte. Ao chegar no local, a orientação é que o tutor contenha o animal para ser vacinado.

Nem todos os animais podem ser vacinados contra a raiva, a restrição é válida para os casos de animais com prenhez avançada, debilitados, com problemas de pele severa ou clinicamente comprometidos, além de filhotes com menos de 4 meses.

Sobre a doença

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. A transmissão da raiva ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Confira os locais da vacinação antirrábica em Maceió

Dia 2 de abril (1º, 2º, 3º, 4º e 8º Distritos Sanitários)

Dia 9 de abril (5º, 6º e 7º Distritos Sanitários)