Geral

Infrações por uso indevido da faixa preferencial de ônibus aumentam em 933,8% na capital

16/03/2022
Infrações por uso indevido da faixa preferencial de ônibus aumentam em 933,8% na capital

Implementada pela Prefeitura para tornar as viagens dos coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) mais rápidas, a faixa preferencial de ônibus reduz em até 20 minutos o tempo das viagens nos horários de pico. Dados da Superintendência Municipal de Transportes e Transito (SMTT) apontam um aumento nas ocorrências de uso indevido.

A faixa reduz em até 20 minutos no tempo das viagens nos horários de pico. Foto: Joyce Juliana/ Ascom SMTTA faixa reduz em até 20 minutos no tempo das viagens nos horários de pico. Foto: Joyce Juliana/ Ascom SMTT

Um levantamento das infrações mostrou que nos dois primeiros meses de 2020, foram registradas 118 infrações por uso indevido da faixa prioritária. Já no ano seguinte, em 2021, foram contabilizados 456 descumprimentos. Em 2022, por sua vez, as equipes técnicas da SMTT contabilizaram 1.220 infrações ao longo do corredor.

“O intuito da Prefeitura é otimizar e a existência desse espaço garante que os usuários dos ônibus passem menos tempo dentro dos coletivos. Essa economia de tempo faz com que as pessoas possam chegar às suas atividades mais rápido ou até sair mais tarde de casa. É imprescindível que a Faixa Preferencial de Ônibus seja respeitada pelos demais condutores, pois é um corredor que beneficia o meio de transporte usado pela maior parte da população”, destacou o titular da SMTT, André Costa.

Maceió já conta com mais de 30 km de faixas prioritárias para ônibus. Foto: Idalécio Lucas / Ascom SMTTMaceió já conta com mais de 30 km de faixas prioritárias para ônibus. Foto: Idalécio Lucas / Ascom SMTT

O espaço prioritário aliado a ações de fiscalizações realizadas por agente em pontos estratégicos e por meio das câmeras de videomonitoramento, garantem a efetividade da iniciativa. Em Maceió, a Faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora destes horários, nos finais de semana e feriados, é livre a circulação de automóveis individuais nos corredores prioritários de ônibus, pois são os períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor.

Transitar pela faixa destinada aos coletivos urbanos nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, e perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Maceió já conta com mais de 30 quilômetros de faixas prioritárias para o transporte público. Na parte baixa da capital, os espaços são remarcados nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, nos bairros do Poço e Mangabeiras, respectivamente. Já na parte alta, as avenidas Tomás Espíndola e Fernandes Lima, no bairro Farol, e a Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, contam com as faixas preferenciais.

Em 2022, as equipes técnicas da SMTT contabilizaram 1.220 infrações ao longo do corredor. Foto: Idalécio Lucas/ Ascom SMTT