Geral

Guardas Municipais de Maceió iniciam aulas práticas em curso de formação continuada

16/03/2022
Guardas Municipais de Maceió iniciam aulas práticas em curso de formação continuada

Guardas Municipais já participaram de 16 cursos promovidos pela Semscs desde 2021. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs

Os agentes da Guarda Municipal de Maceió (GMM) iniciaram as aulas práticas do curso de atualização, que segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O curso teve início no dia 31 de janeiro e conta com a participação de 60 guardas municipais.

Com 476 horas de formação, a parte prática do curso abordou defesa pessoal e noções básicas de primeiros socorros. Os guardas também puderam treinar técnicas e procedimentos operacionais. Essa etapa do curso ocorreu, nesta quarta-feira (16), na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no bairro Cidade Universitária.

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, revelou que foram promovidos 16 cursos de capacitação para os servidores da segurança pública municipal, mostrando que a GMM vive um novo momento.

“Estamos mudando a cara da Guarda Municipal de Maceió, graças aos investimentos em treinamentos e capacitação. Hoje já observamos com clareza, na instrução prática, a evolução dos servidores como técnicos de segurança pública”, contou o secretário.

Secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado. Foto: Matheus Alves/Ascom SemscsSecretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs

O guarda municipal e instrutor do curso de atualização, Evandro Sampaio, informou que a formação traz novos horizontes para a instituição e aumenta a qualidade da prestação de serviço pelos profissionais da GMM aos maceioenses.

“Nesse módulo estamos praticando técnicas de abordagem pessoal, de veículos de passeio, motos, e ônibus, com o intuito de tirar de circulação drogas e armas, prevenindo qualquer tipo de crime. Com uma tropa bem treinada corremos menos riscos na rua, tanto os profissionais como a própria população”, pontuou Evandro Sampaio.

O instrutor do curso, Evandro Sampaio, destacou a importância de ter agentes de segurança sempre capacitados. Foto: Matheus Alves/Ascom SemscsO instrutor do curso, Evandro Sampaio, destacou a importância de ter agentes de segurança sempre capacitados. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs

Na Guarda Municipal de Maceió (GMM) desde 1996, Jailson da Silva, disse que cursos e treinamentos são essenciais para manter o padrão de excelência dos agentes de segurança nas ruas da capital alagoana.

“A nossa maior preocupação é garantir a segurança do povo de Maceió e somente com cursos e treinamentos que estaremos ainda mais preparados para esse trabalho de rua, no combate ao crime. E a população pode ter certeza que a Guarda Municipal está para servir e proteger toda a comunidade”, afirmou o integrante da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da GMM.

O treinamento na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão segue até o próximo sábado (19), onde os agentes de segurança passarão por uma avaliação. O curso de atualização está programado para encerrar as atividades no dia 24 de março.

Técnicas para abordagem a veículo de passeio foram praticadas na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão. Foto: Matheus Alves/Ascom SemscsTécnicas para abordagem a veículo de passeio foram praticadas na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs