Geral

Capoeiristas Formosas do Cras Pitanguinha realizam apresentação em homenagem ao Dia da Mulher

08/03/2022
Capoeiristas Formosas do Cras Pitanguinha realizam apresentação em homenagem ao Dia da Mulher

Capoeiristas do Cras Pitanguinha se apresentaram no Dia Internacional da Mulher. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

O grupo de capoeiristas formosas faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Pitaguinha. Nesta terça-feira (08), as participantes fizeram uma apresentação especial de capoeira e maculelê em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa contou com rodas de conversa que abordaram temas como a participação da mulher na capoeira, o machismo e as dificuldades enfrentadas pelo grupo no dia a dia e no esporte. As capoeiristas representam também a Escola Ubuntu da Capoeiragem, que vem promovendo momentos de transformação e construção da identidade cultural e inclusão social dessas mulheres idosas, desde o ano de 2018.

Capoeiristas fazem alongamentos antes da roda de capoeira. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Ao todo, o grupo conta com mais de 30 usuárias que são praticantes da capoeira. Uma das mais antigas participante do projeto é a aposentada Vanda dos Santos Silva, 78 anos, que está presente desde o início das atividades.

Mulheres cantam e gingam capoeira durante o encontro. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

“A capoeira mudou muita coisa na minha vida. Eu vivia deprimida, triste e depois que eu comecei a praticar o esporte, mudou tudo. Me sinto muito bem. O Dia das Mulheres, é um dia especial e eu me sinto melhor ainda em estar aqui nesta data”, contou a aposentada.

Ivanildo Antônio da Silva Santos, conhecido como mestre Besourão, está a frente do grupo desde sua fundação e explica que durante os encontros semanais são ministradas aulas teóricas sobre a história e fundação da capoeira, além da prática, com a movimentação, alongamento e toda a parte musical que acompanha a atividade.

Cerca de 30 mulheres da melhor idade participam das aulas semanais. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom SemasCerca de 30 mulheres da melhor idade participam das aulas semanais. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

O professor reforça também a importância da apresentação no Dia Internacional da Mulher.

“É importante fazer esse evento no dia das mulheres, porque dentro da capoeira existe ainda muita resistência entre elas. Além do machismo que se faz presente na sociedade e na capoeira também. Assim trabalhamos aqui uma construção de identidade cultural, melhoria de autoestima, contra o sedentarismo, levando essas mulheres ao protagonismo e promovendo a ressocialização delas, essa é a maior contribuição da capoeira, como instrumento social e pedagógico”, declarou o mestre Besourão.

O Centro de Referência de Assistência Social, Cras Pitanguinha, fica na Rua Cônego Tobias, S/N, no bairro Pitanguinha. Para mais informações sobre essas e outras atividades é só ligar para o (82) 3312-5955.