Geral

Atuação feminina é destaque em setores da Segurança Comunitária e do Convívio Social

08/03/2022
Atuação feminina é destaque em setores da Segurança Comunitária e do Convívio Social

Convívio Social tem mulheres em cargos de liderança. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs

A presença feminina em setores da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) é destaque, principalmente, pela ocupação em cargos de liderança. Setores como Administrativo, Gestão de Pessoas, Publicidade e Ouvidoria são comandados por mulheres. Desde o ano passado, a Guarda Municipal de Maceió (GMM) é comandada por uma representante do gênero feminino.

Para a coordenadora geral de Gestão de Pessoas, Dayse Ramos, apesar das desigualdades enfrentadas no dia a dia, na Semscs, as mulheres têm suas vozes ouvidas.

“Nós mulheres somos marcadas por uma vida de lutas e desigualdades no ambiente de trabalho. E pra mim, ter um cargo de liderança é sinal de representatividade feminina e quebra de paradigmas, então fico muito feliz de ocupar este lugar. Infelizmente muitas mulheres ainda têm dificuldades, mas aqui na Semscs temos voz ativa nas tomadas de decisões e apoio dos nossos colegas de trabalho”, contou a coordenadora.

Coordenadora de gestão de pessoas da Semscs, Dayse Ramos. Foto: Matheus Alves/Ascom SemscsCoordenadora de gestão de pessoas da Semscs, Dayse Ramos. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs

Na GMM, a presença feminina representa 20% da corporação, que hoje tem como inspetora geral a agente de segurança Simone Lima.

“Eu fico muito feliz em estar no comando geral da Guarda Municipal. Temos avançado muito nessa nova gestão e eu me sinto prestigiada em contar com todo o apoio para desempenhar minha função”, contou a inspetora geral.

Já nas ruas da capital, fiscais femininas realizam o trabalho de fiscalização e monitoramento do Código de Posturas, e mesmo enfrentando desafios e preconceitos, exercem a função com autoridade.

“Ser mulher e atuar em um órgão de fiscalização implica em desafios constantes, ainda existem pessoas que se sentem confortáveis em questionar nossa autoridade e competência, os infratores se sentem mais à vontade para reagir. Já passei por situações conflituosas, como xingamentos específicos sobre gênero, por exemplo”, contou a fiscal de postura da Semscs, Luciana Novaes.

Fiscal de postura da Semscs, Luciana Novaes. Foto: Erika Santana (estagiária)/Ascom SemscsFiscal de postura da Semscs, Luciana Novaes. Foto: Erika Santana (estagiária)/Ascom Semscs

Segundo a Fiscal de Postura, as mulheres são a maioria no trabalho de fiscalização, desempenhando diferentes tipos de trabalho, mas infelizmente esse fato não é suficiente para evitar essas situações.

“Chegamos até aqui e vamos continuar trilhando e construindo um caminho de liberdade por nós, pelas que vieram antes e pelas que virão não somente na fiscalização ou no setor público, mas na vida pessoal e social também”, finalizou Luciana.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (08), a Semscs realizou um café da manhã para homenagear as mulheres que compõe a secretaria e atuam diariamente pelo bom funcionamento da instituição. O secretário titular da Semscs, Thiago Prado, participou do momento e agradeceu por todo o empenho e dedicação das mulheres que estão diariamente nos diversos setores da secretaria.

“A data de hoje representa a luta das mulheres pela igualdade e pelo fim do machismo e violência. Aqui na Semscs temos o prazer de trabalhar com mulheres em diferentes cargos e que mostram sua força e liderança no dia a dia. Hoje podemos homenagear e mostrar a importância da presença feminina nas nossas vidas”, afirmou.