Geral

Maceió retoma ensino 100% presencial nesta segunda-feira (14)

14/02/2022
Maceió retoma ensino 100% presencial nesta segunda-feira (14)

Alunos, pais e professores estão felizes em voltarem à sala de aula, desta vez, em 100% presencial. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Mais de 50 mil alunos da rede municipal de ensino de Maceió retornaram às aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (14). O momento tão esperado acontece após quase dois anos de ensino remoto e/ou híbrido por conta da pandemia de Covid-19. O novo momento era esperado pelos pais, alunos e toda a comunidade escolar.

Os corredores e salas de aulas da Escola Municipal Nosso Lar I, na Ponta Grossa, antes vazios, foram preenchidos com a alegria e energia dos alunos. Ainda tímidos por passarem tanto tempo fora, os estudantes foram bem recepcionados pelos professores e funcionários.

Natalia, de 8 anos, é aluna do 3° ano e estava muito feliz em voltar para a escola. “Senti falta das professoras, dos meus colegas, das pessoas que fazem a nossa comida, da diretora, da coordenadora e de todo mundo da escola! Ficamos muito tempo afastados e poder estar com todo mundo de novo é muito legal”, revelou a menina.

Já Francisco, de 10 anos, estudava em escola particular e está começando agora os estudos na rede municipal na Nosso Lar I. Animado, ele falou da ansiedade com a nova escola. “Meu pai falava muito daqui, que seria um bom lugar e que iria aprender bastante. Por isso, eu já sentia que ia ser muito bom estudar aqui. Espero fazer novos e muitos amigos!”, disse.

Iraniely e Iranyara juntas no primeiro dia de aula 100% presencial. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Iraniely e Iranyara juntas no primeiro dia de aula 100% presencial. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A felicidade não é só dos estudantes, mas também dos pais, que passaram esses últimos anos angustiados com o impacto negativo no rendimento dos filhos. Iraniely Gomes, é mãe de Iranyara, de apenas 6 anos, e conta as dificuldades enfrentadas pela filha.

“Estamos muito aliviados, depois de dois anos só com estudos on-line. Esse retorno vai contribuir e muito para a educação das crianças. Iranyara é uma menina muito ativa e esse tempo foi muito ruim pra ela sem poder socializar com os amiguinhos. Ela sentiu muita falta e agora, graças a Deus, vai voltar a essa rotina escolar, que também faz toda a diferença na qualidade do seu aprendizado”, pontuou a mãe.

Os últimos dois anos foram de incertezas, aprendizados e desafios principalmente para o corpo docente da rede municipal. “A sala de aula é meu melhor lazer, então, voltar a sentir a energia dos alunos é tudo de bom! Esses dois anos foram muito difíceis para mim, porque eu não entendia quase nada de tecnologia, e precisei recriar tudo que eu conhecia para que eles não perdessem a motivação. O desafio foi ainda maior com crianças de famílias mais carentes, com dificuldades de acesso a eletrônicos que possibilitassem o aprendizado ou que os pais não pudessem dar o devido suporte com dúvidas e determinadas atividades”, contou Mariza da Silva é professora do 3º ano da Escola Nosso Lar I.

A professora também falou, confiante, das expectativas para o futuro. “Eu espero que as coisas melhorem, não apenas para a Educação, que sofreu uma perda incalculável. Vai ser difícil e vamos levar alguns anos, mas que a gente consiga almejar uma educação de qualidade para eles, que será construída todos os dias”, deseja.

O Secretário de Educação de Maceió e professor Elder Maia, destacou o trabalho realizado para esta retomada tão importante e esperada.

“É um grande dia, que marca o retorno 100% presencial para a rede municipal de ensino de Maceió. Foi um longo caminho, de muito trabalho e providências para chegarmos aqui, hoje, em segurança e com grandes melhorias estruturais. Ampliamos o transporte escolar, melhoramos a qualidade da alimentação, renovamos 80% das mobílias, contratamos novos 576 profissionais… Um conjunto de aspectos que impactam diretamente e para melhor na vida dos alunos e suas famílias”, celebrou.

Em visita à escola no retorno das aulas, Elder Maia foi agraciado pela comunidade escolar. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Em visita à escola no retorno das aulas, Elder Maia foi agraciado pela comunidade escolar. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed