Alagoas

Profissionais da Rede Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual participam de roda de conversa da RAVVS

20/01/2022
Profissionais da Rede Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual participam de roda de conversa da RAVVS

Reunião promovida pela Ravvs ocorreu nessa quarta (19), no Hospital da Mulher, em Maceió

Os servidores vinculados à Rede Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual participaram, nessa quarta-feira (19), de uma roda de conversa com o objetivo de ampliar as ações educativas do Projeto RAVVS nas Escolas. O encontro foi promovido pela Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), vinculado a Secretária de Estado de da Saúde (Sesau), e aconteceu no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió.

O projeto RAVVS nas Escolas foi criado em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem o objetivo de desenvolver rodas de conversa entre alunos e professores de escolas públicas estaduais, abordando a temática violência e exploração sexual. A primeira escola contemplada com o projeto, em outubro de 2021, foi a Dom Otávio Barbosa de Aguiar, no bairro Benedito Bentes, em Maceió.

Reunião contou com a participação de técnicos da Saúde, Educação e Segurança

A coordenadora da RAVVS, Camille Wanderley, ressalta que o bate-papo visa o desenvolvimento do programa RAVVS nas Escolas em 2022. Segundo ela, a pandemia, instaurada no país desde 2020, intensificou os casos de violência sexual e doméstico no Estado. “Hoje estamos fazendo essa reunião com as três grandes pastas do poder Executivo, que são a Saúde, Segurança e Educação, para que possamos enxergar como o projeto piloto se desenvolveu e como vamos dar continuidade em 2022. O índice de violência não cai e isso é fruto, também, da pandemia. Por isso, precisamos fazer esse enfrentamento e só conseguiremos fazê-lo com a articulação do poder Executivo e o enfrentamento de forma conjunta, pois a violência é um problema muito factual e a Saúde, a Educação e a Segurança sozinhas não dão conta. Então, é preciso pararmos e refletirmos  sobre de que forma iremos  unir forças para  que a gente faça esse enfrentamento”, diz.

Camille Wanderley explica, ainda, que o público de maior vulnerabilidade é o infanto-juvenil e, por isso, o projeto é destinado a eles. “Precisamos pensar agora, não dá para entender a criança, o adolescente como o futuro de Alagoas. Eles são o presente de Alagoas e, para isso, precisamos nos articular, levar a educação, a promoção, informação a eles. Com esse projeto, nós não vamos resolver a violência, que vem numa projeção exponencial com a pandemia da Covid-19, mas, começamos a estruturar e fortalecer a escola, que é tem um papel fundamental para nossa sociedade”, enfatiza.

Camille Wanderley, coordenadora da Ravvs, diz que Projeto RAVVS nas Escolas visa contribuir para orientar comunidade escolar sobre prevenção da violência sexual

Participaram da reunião, técnicos dos setores de Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP), Gerência de Vigilância e Controle de Doenças Não Transmissíveis (GDANT), Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança e Adolescente (SCMCA) e Gerência de Atenção Primária (GAP). Além dos profissionais do Batalhão de Polícia Escolar (BPE) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), e do Programa Saúde nas Escolas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).