Geral

Em novo single, BELA trata o amor como um mergulho na alma do outro

17/01/2022
Em novo single, BELA trata o amor  como um mergulho na alma do outro


“eu em tu, tu em mim” é a segunda faixa liberada do aguardado EP da cantora carioca, “ecoar”

Cada vez mais ansiosos, os fãs que já se encantaram com a voz e as canções de BELA ganham mais um pedacinho do EP “ecoar”, prestes a sair do forno. Chega agora às plataformas digitais a balada “eu em tu, tu em mim”, uma delicada peça sobre o amor em tempos difíceis. “Não tive alternativa. A pandemia acabou sendo parte da minha inspiração”, conta a jovem cantora carioca.

Aos poucos, a forte influência do folk, ponto de partida da carreira musical de BELA, cede espaço a outros universos sonoros. “sal e sol”, primeiro single que antecipou o EP, é uma canção solar, libertária, que presta tributo à natureza, força essencial na vida e na arte da cantora. Depois dessa música praieira, celebração do reencontro da artista com o sol e o mar após as restrições da pandemia, no novo single ela troca o foco para outro pilar fundamental de seu trabalho. Sai a natureza, entra o amor.

“eu em tu, tu em mim” tem raízes familiares. BELA se inspirou em um poema de sua tia, Christina Facó. “É um poema lindíssimo. Eu li aquele texto e quis transmutar a mensagem da poesia em uma música. Transformar aquela arte em outra”, ela conta. O resultado beira a canção pop impecável. Como já mostrou em suas outras letras, a BELA compositora integra o pequeno e seleto grupo de autores brasileiros que produzem canções românticas muito acima do banal, do trivial.

Ela comenta a proposta da música como uma jornada íntima, pessoal. “Acho que, na pandemia, muitos relacionamentos exigiram introspecção, um verdadeiro mergulho. Sim, um mergulho, nesse sentido de que você tem que conhecer o outro profundamente. Lá dentro, você abre o caminho, você consegue ver o outro e também se enxergar. Acredito que a gente é o espelho do outro. É preciso olhar nos detalhes”, explica, arriscando comparações que a fazem rir um pouquinho. “Quando você chega na Caixa de Pandora, na caixa preta do outro, vê que na verdade você é o espelho dele. Então eu quis trazer essa ideia para a música.”

“eu em tu, tu em mim” deve ser irresistível para quem não passa um dia sem uma playlist romântica. E também poderá ser assistida em videoclipe. “Tive a ideia de dançar no clipe com o bailarino Leony Boni, uma coreografia que resgata as minhas raízes na dança. Há um bom tempo eu não revisito esse meu lado, mas acho que essa música, que traz essa figura do mergulho, pede um clipe de movimento, bem corporal, no sentido de uma expressão corporal mais contemporânea.”

Assim, o mosaico musical que irá compor o EP de seis faixas revela mais uma peça. Quem se apaixonou pela pegada folk dos primeiros singles de BELA, “Desandar” e “The Wolf”, pode esperar por mais surpresas, como as indicadas no pop sofisticado de “sal e sol” e “eu em tu, tu em mim”. Claro que as raízes do gênero que conquistou o coração e o espírito musical de uma BELA quando ainda era adolescente vão permanecer em generosas doses, mas a inquietude da artista deverá abrir mais portas.

O que esperar de “ecoar”? Mais brasilidade? Essa é uma boa aposta. Uma releitura personalíssima de algum clássico do pop nacional? Por que não? Para usar uma expressão usada com graça por BELA, a Caixa de Pandora da moça ainda tem muito mais coisa para seus fãs.

“ecoar” deve chegar em março, saindo pelo selo paulista Relva Music, seguido por um minidocumentário que mostra as gravações. Até lá, “eu em tu, tu em mim” vai afagar os seguidores de BELA, atenuando a ansiedade da espera.

Confira a música “eu em tu, tu em mim”: https://ingrv.es/euemtutuemmim