Alagoas

Alagoas recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer pediátrica contra a COVID-19

14/01/2022
Alagoas recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer pediátrica contra a COVID-19

Foto: Thiago Duarte

Alagoas recebeu nesta sexta-feira (14) a primeira remessa da vacina contra Covid-19 Comirnaty/ Pfizer Pediátrica. As 22.100 doses da vacina desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e serão aplicadas em crianças alagoanas de cinco a 11 anos. Os imunizantes devem impulsionar a campanha de vacinação no Estado. Além das vacinas infantis, o Estado também recebeu nesta sexta-feira, 20.000 doses de imunizantes da Janssen para dar continuidade à aplicação das doses de reforço para os adultos que tomaram a Janssen no primeiro ciclo vacinal.

A previsão é que a partir deste sábado (15) Alagoas já inicie a distribuição das doses para os municípios. E quanto aos critérios de aplicação da vacina, o Estado estabelece prioridades: estão aptas a se vacinarem nesse primeiro momento todas as crianças com 11 anos completos no dia da vacinação; as crianças de cinco a 11 anos portadoras de necessidades especiais ou com comorbidades; e as crianças de cinco a 11 anos indígenas ou quilombolas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 16 de dezembro, a indicação da vacina Comirnaty para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade depois de realizar uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. A Anvisa garante que a vacina é segura e eficaz para o público infantil.

O primeiro lote de vacinas infantis chegou ao Brasil nesta quinta-feira (13) e já começou a ser distribuído para os Estados brasileiros. Em Alagoas, todos os 102 municípios foram capacitados para a utilização da Vacina Covid-19 Comirnaty/ Pfizer Pediátrica.

A tampa do frasco da vacina infantil possui cor laranja para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O imunizante da Pfizer utilizado para os maiores de 12 anos possui tampa na cor roxa.

Liberação para municípios

Após a chegada, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), localizada no bairro Farol, em Maceió.

Com isso, as novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).

Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico [email protected]. Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail [email protected].